Confira como promover a redução de desperdícios na obra
Por: Prática Engenharia - 19 de Março de 2020
Sabemos que os recursos do nosso planeta são limitados, isso significa que devemos utilizá-los de forma consciente. Por esse motivo, é fundamental que as empresas dediquem uma parte da sua estratégia de mercado à redução de desperdícios.
Quando não nos preocupamos com os desperdícios em uma obra, estamos jogando tempo, dinheiro e recursos valiosos no lixo. Já no caminho contrário, quando utilizamos ao máximo todos os materiais, é possível gerar uma economia significativa no orçamento do empreendimento — e fazer isso não é tão complicado quanto parece.
Portanto, se você quer promover a redução de desperdícios na sua obra, confira este material que preparamos sobre o assunto!
Treine a equipe para redução de desperdícios
A equipe de obras é um ponto-chave para reduzir o desperdício em campo, já que ela está atrelada a todas as etapas da construção. Por isso, elaborar treinamentos para melhorar a qualidade da mão de obra é mais que um gasto, é um investimento!
Assim, os colaboradores reduzem as chances de erros na execução dos trabalhos. Como por exemplo, tijolos e azulejos quebrados ou dimensionamento incorreto da quantidade de materiais que serão necessários.
Adote conceitos de reciclagem
Quando falamos em adotar conceitos de reciclagem, não estamos nos referindo apenas aos métodos clássicos, como reutilização de garrafas e latas. Na verdade, na construção civil também é possível reciclar os materiais que sobram, como peças de azulejos, tintas, etc. Assim, além de encontrar outras funções para esses itens, o custo da obra reduz, aumentando o lucro gerado pelo empreendimento.
Sendo assim, a dica é orientar os funcionários a adotarem práticas que permitam que os materiais que sobrarem sejam separados. Para que, dessa forma, seja possível encontrar novas utilidades para eles.
Invista em processos de armazenagem e transporte adequados para redução de desperdícios
Alguns materiais de construção exigem alguns cuidados especiais quando o assunto é armazenagem e transporte, como:
- armazene os sacos de cimento em locais frescos e longe da umidade para não endurecer;
- empilhe as peças de azulejo precisam adequadamente para não as danificar;
- transporte a massa de concreto com cuidado para garantir a homogeneidade da mistura.
Assim, investir em processos que facilitem esse trabalho é uma ótima alternativa para garantir a redução de desperdícios na obra. Portanto, não abra mão de pesquisar sobre as inovações de mercado que podem ajudar você nessa tarefa.
Conclusão
Atualmente, não existem mais desculpas para não praticar a redução de desperdícios na obra. São inúmeras as possibilidades de alcançar esse objetivo, como as que listamos neste conteúdo. Além disso, outra opção é a utilização de softwares de gestão para a construção civil, que ajudam no controle dos materiais na obra.
Se este conteúdo ajudou você a entender a importância da redução de resíduos, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas também conheçam as práticas! Além disso deixe seu comentário acerca do tema!