Nota Fiscal: conheça o arquivo XML e saiba como ele pode facilitar sua apropriação de custos
Por: Prática Engenharia - 28 de Outubro de 2020
Preparamos este conteúdo para que você entenda de forma simples o que é o arquivo de nota fiscal XML. Bem como ele está relacionado à Nota Fiscal Eletrônica e de que forma pode facilitar a apropriação de custos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é arquivo XML?
Sempre que vender um produto em um estabelecimento comercial, emite-se uma Nota Fiscal Eletrônica. XML é a extensão desse arquivo, isto é, a linguagem digital pela qual a NF-e é interpretada pelos softwares de gestão tributária.
A sigla XML significa “Extensible Markup Language“. Usa-se esse formato universalmente para criar documentos, ou seja, toda Nota Fiscal Eletrônica enviada por e-mail está nessa extensão. Para conseguir visualizar as informações do documento, é preciso baixar o arquivo e fazer a conversão para o formato PDF.
Quais são as aplicações do arquivo XML e como ele pode ser usado na apropriação de custos?
A principal aplicação do arquivo XML é ser o documento oficial que comprova uma operação de venda. Sendo assim, ele serve para formalizar a posse sobre um determinado bem ou serviço. Permitindo, dessa forma, a fiscalização e o recolhimento de tributos por parte do Governo.
Os arquivos XML possuem a informação sobre a relação dos insumos que foram comprados. Assim, é possível fazer a apropriação de custos destes insumos à centros de custos separadamente.
Dessa forma, se gerenciar esses arquivos com uma boa solução tecnológica torna-se mais fácil coletar dados para fazer uma boa gestão da empresa e controlar melhor as contas a pagar e a receber.
Afinal, esse tipo de software permite a apuração dos custos prestados. Dessa forma, auxilia o departamento de contabilidade a gerar dados para atender às normas fiscais e melhorar a tomada de decisões.
Como um sistema de gestão pode otimizar a sua empresa?
Por fim, vale destacar que hoje em dia não há motivo para se fazer a gestão através de processos burocráticos e tarefas repetitivas. Isso porque existem soluções tecnológicas altamente funcionais e versáteis para os mais diversos desafios cotidianos desse setor.
O software Mais Controle, além de oferecer uma vasta gama de recursos que permitem o acompanhamento de cada etapa de suas obras. Além de poder importar o arquivo XML para o sistema, ele também oferece funcionalidades que facilitam a gestão financeira do negócio, como:
- pagamentos e recebimentos;
- emissão de relatórios para análise de resultados financeiros;
- cadastro de insumos e composições — informações sobre materiais, mão de obra e equipamentos;
- elaboração de orçamentos de obras e controle de empreitadas;
- emissão e gerenciamento de notas Fiscais;
- integração com a base da SINAPI;
- elaboração de orçamentos comerciais;
- conciliação bancária por OFX;
- criação de cronogramas físico-financeiros;
- acompanhamento da curva ABC de serviços e materiais;
- Gestão do fluxo de caixa e resultados da empresa e das obras.
Ainda, há muitas outras funções que podem tornar os processos operacionais cotidianos muito mais simples, práticos e ágeis.
Conclusão
O arquivo XML é um documento fiscal que apresenta a relação de insumos que foram comprados e emitidos para a empresa. Em suma, é possível fazer a apropriação desses custos para centros de custos separadamente.
Como você pôde conferir, ao gerir o arquivo XML com o uso de uma ferramenta inovadora, é possível realizar a apropriação de custos da obra de forma mais assertiva e automatizada.