Saiba como fazer a análise de viabilidade financeira de obras
Por: Prática Engenharia - 22 de Janeiro de 2020
A análise de viabilidade financeira de obras é essencial para qualquer negócio, agindo na redução de riscos e na previsão financeira. Dessa forma, é possível prevenir o não desperdício do dinheiro e tempo, variáveis que andam lado a lado.
Apesar de algumas pessoas não concordarem, realizar esse estudo não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, basta pesquisar e analisar criticamente o mercado, analisando se o investimento no negócio realmente valerá a pena.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial apresentando uma lista com três pontos essenciais para elaborar uma análise de viabilidade financeira. Portanto, para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira o material até o final!
Entenda as necessidades e os riscos envolvidos
Entender quais as necessidades para executar uma obra é o primeiro passo para iniciar a análise de viabilidade financeira. É preciso conhecer sobre a burocracia e as características relativas ao empreendimento, tais como: documentos, licenças, mão de obra, materiais, etc.
Posteriormente, é necessário listar e detalhar todos os riscos que podem surgir durante o período de execução do projeto. Como por exemplo o acesso ao local e as condições climáticas.
Dessa forma, será mais fácil definir as estratégias para contornar esses possíveis problemas.
Analise os indicadores de gestão
Essa etapa é, nada mais, que a projeção de custos e receitas necessários para colocar o projeto em ação. Assim, é possível balancear todos os gastos com o montante disponível para iniciar o processo de execução do empreendimento.
Caso as despesas sejam maiores que arrecadado, deve-se analisar se isso compensa ser feito para atingir o seu objetivo.
Trabalhe com cenários
Elaborar alguns cenários é uma boa estratégia para analisar a viabilidade financeira de obras. Isso porque fica mais fácil verificar os riscos, imaginando quais são os possíveis problemas que podem acontecer.
Ao mesmo tempo, pode se pensar nessas hipóteses de modo otimista para o negócio. Ou seja, confirmando se o investimento realmente irá compensar.
Conclusão
Como vimos, a análise de viabilidade de obras é um passo fundamental para garantir o sucesso do negócio. Para isso, deve-se adquirir conhecimento sobre o mercado e relacionar essas informações para obter um resultado mais próximo da realidade.