6 dicas infalíveis para melhorar o seu gerenciamento de obras
Por: Prática Engenharia - 18 de Dezembro de 2017
Por isso, realizar um bom gerenciamento de obras é indispensável para o cumprimento dos prazos, garantindo um aumento da produtividade e minimizando os atrasos.
Quer saber mais sobre o tema e aprender como melhorar o seu gerenciamento? Continue a leitura e confira!
1. Realize um bom planejamento
Invista no tempo e esforço no planejamento, ele será a principal referência para o gerenciamento da obra. Para fazer um bom planejamento, é necessário levantar quais serão as etapas e as atividades a serem executadas, bem como os seus respectivos insumos, custos e prazos de execução.
2. Estabeleça metas
Sempre comunique à equipe qual o objetivo do próximo passo do projeto. Isso ajuda a manter o time focado para atingir a meta, melhora a qualidade do trabalho e evita atrasos por falta de clareza nas definições das tarefas.
3. Faça uma boa gestão de suprimentos
Durante as obras, não é legal que as atividades fiquem paralisadas por falta de materiais, perdendo tempo de execução e gerando maior custo para o empreendimento.
Para impedir que isso aconteça, é necessário que os materiais enviados para compras estejam aprovados pelo time técnico e validados conforme o projeto executivo. Mantenha o canal de comunicação ativo entre engenharia e equipe de compras a fim de evitar aquisições desnecessárias, incorretas ou faltantes.
4. Estabeleça bons canais de comunicação
Comunicação eficiente é a chave para o sucesso de projetos. É preciso definir qual será a forma de comunicação interna, quem irá dar o start nos processos e como será feito o seu monitoramento e controle.
Processos bem elaborados — que atendem às demandas do projeto — facilitarão o atendimento às necessidades da equipe executora, evitando a improdutividade e, consequentemente, um aumento nos custos do projeto.
Para manter um bom gerenciamento de obra, além de uma boa comunicação interna é preciso que o cliente também esteja bem informado sobre o andamento do projeto. Monitorar a expectativa dele quanto ao empreendimento é essencial para mantê-lo engajado durante o ciclo de vida da obra.
5. Controle o fluxo de caixa
Ter um controle dos custos e receitas do projeto é fundamental para alinhar a gestão às expectativas da empresa. Por isso, manter o orçamento base atualizado é indispensável para o bom gerenciamento da obra.
Observando que qualquer alteração de escopo ou prazo acarretará na alteração no capital do projeto, para manter o controle de custos atualizado, é sempre bom investir em softwares de planejamento.
Nesses programas, por meio do acompanhamento do desembolso mensal, é possível elaborar gráficos de curva, que revelam como está a tendência dos gastos e do fluxo de caixa do projeto, por exemplo.
6. Fique atento aos riscos
Fique atento aos riscos que podem impactar negativamente o andamento do projeto. Por isso, durante o gerenciamento das obras, é preciso tomar as medidas necessárias e eficientes para mitiga-los.
Um risco de alto impacto negativo pode levar o empreendimento ao colapso. As oportunidades também representam riscos, porém positivos. Portanto é necessário trabalhá-las para que elas ajudem a melhorar a condição inicial traçada para o projeto.
Conclusão
Usar o gerenciamento de obras de forma eficiente ajuda o gestor a coordenar melhor as atividades tanto no escritório quanto no campo, otimizando tempo de trabalho e ajudando a aumentar os lucros da organização.
Se gostou das nossas dicas para melhorar seu gerenciamento de obras, então compartilhe esse texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também dominarem o assunto!