Confira 10 boas práticas para evitar o atraso na obra

Confira 10 boas práticas para evitar o atraso na obra

Por: Prática Engenharia - 19 de Novembro de 2021

É exatamente sobre isso que trata este artigo. Nele, você encontrará informações que mostrarão porque é tão importante cumprir os prazos, evitando o atraso na obra.

Para ajudá-lo com a organização, serão explicadas quatro importantes recomendações para que a conclusão do trabalho ocorra no prazo. Ao final do texto, você conhecerá um importante parceiro de negócios. 

Pronto para a leitura? Então continue agora!

Qual é a importância da entrega de obras dentro do prazo?

Primeiramente, conduzir bem uma obra é um atestado de competência. Isso mostra ao mercado que uma empresa tem compromisso com os desejos dos clientes. Dessa forma, para alcançar esse patamar, possíveis atrasos devem ser evitados a qualquer custo.

A razão disso é que dias a mais na execução de um empreendimento significam desperdício de recursos. Ou seja, a obra fica mais cara. Além disso, atrasar uma construção desgasta o relacionamento com o cliente, o que pode inviabilizar futuras contratações.

Quais são as 10 dicas para evitar o atraso na obra?

Acompanhe as principais recomendações para evitar execuções de obras em atraso.

1. Defina o cronograma de execução

Mesmo que construções em geral tenham pontos em comum, cada obra representa um empreendimento único. Assim, o ponto de partida de execuções bem sucedidas é ter um cronograma preciso. Todo percurso necessita estar bem detalhado — principalmente a definição de prazos para as entregas de cada fase.

2. Elabore um orçamento adequado

Definitivamente, a gestão dos recursos disponíveis é crucial para que não haja atrasos em uma obra. Dessa forma, a solução mais adequada é ter em mãos um orçamento assertivo. É difícil não haver ajustes ao longo do caminho, mas é fato que administrar os imprevistos com um bom planejamento em mãos é mais fácil.

3. Trabalhe com fornecedores de confiança

Desde já, esse é um tópico de absoluta relevância para concluir uma obra dentro do prazo. Receber materiais de baixa qualidade pode causar vários transtornos, além de piorar a qualidade da sua entrega, um processo de devolução consome bastante tempo. Além disso, a própria logística de entrega é um ponto sensível e os fornecedores precisam ser bem avaliados antes de iniciar um serviço com eles.

4. Tenha reservas financeiras para emergências

Mesmo que você elabore um orçamento perfeito e siga um cronograma de obras detalhado, deve fazer uma reserva. Imprevistos acontecem e uma reserva impede que você paralise as obras por falta de verba. Evitando assim pausa em momentos decisivos.

Imagine as consequências de deixar as fôrmas da construção expostas sem a concretagem. Os ferros, quando sujeitos às ações do tempo, podem enferrujar e prejudicar a estrutura ou até mesmo a continuidade da sua obra.

  • Leia também: Cronograma físico financeiro de obras: o que é e como fazer?

5. Preze por um bom controle de estoque

O controle de estoque ainda é um ponto fraco na gestão de muitas empresas da construção civil. Pode parecer um mero detalhe. Mas quando vemos os problemas de qualidade e falta de cumprimento de prazos, entendemos sua real gravidade.

Um controle de estoque eficaz é capaz de garantir que o trabalho não desacelere nem pare por causa da falta de insumos. Além disso, ele também ajuda a proteger o orçamento de flutuações no preço posteriores à sua elaboração.

6. Contrate profissionais capacitados

Cada obra é única. Tanto nos serviços que são necessários quanto nas técnicas que são aplicadas. E, a melhor forma de garantir que os prazos sejam respeitados é contratando uma equipe capacitada.

Afinal, além de já terem experiência e estarem preparados para lidar com imprevistos, esses profissionais vão entregar um trabalho muito superior! Então antes de contratar (seja para a sua equipe ou os serviços de terceirizados) pesquise projetos anteriores e confirme se o profissional possui a habilidade técnica necessária.

7. Visite a sua obra

Não permita que a agenda apertada impossibilite suas visitas ao canteiro. Alinhe o seu horário com o responsável pela obra e verifique o andamento do cronograma elaborado.

Tenho certeza de que você vai ficar feliz ao ver que tudo está seguindo conforme planejado.

8. Não seja o único responsável pela obra, mesmo se for uma obra pequena

Um erro comum é achar que obras residenciais podem ser geridas por um único profissional. Lembre-se de que os funcionários podem ter dúvidas e precisar de informações. E, caso não consigam falar com o responsável, vão ficar de braços cruzados até finalmente conseguir contato.

9. Não se esqueça da documentação

Está com todas as autorizações em dia? Programe lembretes e se organize para não descuidar da papelada.

10. Use softwares e tecnologias de gestão

Antes de mais nada, o uso de tecnologia é ideal para reunir todos os tópicos explicados até aqui. Atualmente existem diversas soluções baseadas em poderosos softwares que ajudam na condução de uma construção. Prefira os sistemas de acesso remoto e que integrem todos os processos da empresa. Eles permitem a consulta aos dados de qualquer dispositivo conectado à internet, o que promove muita agilidade ao processo.

Conclusão

O atraso na obra precisa e deve ser evitado, da mesma forma que a satisfação do cliente deve ser garantida. Trata-se de uma medida de permanência no mercado e da própria qualidade das suas entregas, isso fortalece a imagem de uma construtora. Um dos melhores meios para conseguir essa excelência é usar softwares de gestão de obras. 

Nesse sentido, a Mais Controle oferece ao mercado a opção de gerenciar suas obras e a empresa por meio da tecnologia. São funcionalidades que envolvem os processos de elaboração de cronogramas e orçamentos, compras, financeiro e acompanhamento das obras. Com uma solução de gestão integrada torna mais fácil o controle e entrega de obras em prazo.

FONTE: https://maiscontroleerp.com.br/

WhatsApp Prática Engenharia
Prática Engenharia www.praticaengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×