Conheça os 3 principais erros mais cometidos no controle de obras
Por: Prática Engenharia - 18 de Julho de 2022
Levando em consideração a importância do controle de obras, o engenheiro deve se planejar para cada etapa e utilizar boa estratégia a fim evitar desperdícios.
Dessa forma, para atingir seus objetivos, o profissional deve observar se a gestão da obra está recebendo a devida atenção.
Além disso, precisa ver se cada funcionário está trabalhando de acordo com o esperado, evitando dificuldades que podem surgir no caminho.
Por outro lado, se forem feitos ajustes assim que verificados os erros, é possível evitar futuros problemas. Continue a leitura e conheça os 3 principais erros mais cometidos no controle de obras e que devem ser evitados!
Entenda a importância do controle de obras
A gestão de obras é responsável por controlar e gerenciar todas as atividades de um empreendimento. O profissional responsável pela gestão fica à frente de tudo e assegura a execução dos serviços. Além disso, as equipes devem se instruir diariamente para o bom desempenho do trabalho e a distribuição das atividades.
Portanto, o uso de tecnologias, como softwares de gestão de obras, não pode faltar na gestão de empresas que buscam melhorar seus resultados.
Essas ferramentas dão apoio em tomadas de decisões e ajudam a aumentar a lucratividade das obras. Elas ainda fornecem dados precisos, reduzem as perdas e aumentam a produtividade, permitindo o aperfeiçoamento para futuras obras.
Confira os 3 erros mais comuns no controle de obras
É fundamental realizar boas práticas de controle de obras para evitar desperdícios e manter o alinhamento da previsão. Veja, a seguir, as 3 principais falhas que devem se evitar:
1. Não contar com uma ferramenta integrada de gestão de obras
Em um cenário econômico em que a construção civil ganhou destaque, o trabalho precisa contar com tecnologias como um software de gestão de obras.
Essa ferramenta permite que as atividades sejam bem executadas a partir de dados enviados e atualizados em tempo real, que promovem a melhoria dos processos e reduzem custos. Além de facilitar o controle das obras, que pode ser feito através de uma única plataforma.
Todavia, a adoção de um sistema de gestão permite que todas as informações estejam integradas em um único software. A solução traz ótimos resultados para empresas da construção civil, elevando a sua lucratividade e otimizando os processos. Não usar esse tipo de tecnologia aumenta as chances de perder dados, comprometendo os resultados.
2. Ter uma comunicação falha
A falta de diálogo causa imensos prejuízos e pode fazer com que os colaboradores não se esforcem como deveriam. Portanto, um bom controle de obras requer que a comunicação das equipes tanto de escritório quanto do canteiro de obras se comuniquem de forma clara. Para isso, converse com seus colaboradores, aceite opiniões e mantenha uma boa comunicação para ter sucesso.
3. Fazer um mau gerenciamento do tempo
A má administração do tempo também pode gerar consequências relevantes, em virtude do atraso no cumprimento dos cronogramas e na entrega da obra.
Sendo assim, é aconselhável que o gestor separe as atividades de acordo com suas prioridades e coordene os seus colaboradores a executá-las no tempo ideal.
Conclusão
Como visto acima, os erros mais comuns no controle de obras envolvem atividades que vão desde o planejamento do seu empreendimento até a entrega final dele. Fique atento a eles e adote estratégias para realizar uma gestão eficiente e mais prática nas suas obras.
Para facilitar os serviços, que tal contar com o Mais Controle? Trata-se de uma ferramenta de gestão específica para empresas de construção civil e serviços de engenharia, sendo ideal para a organização das finanças e gestão das obras.