Controle de entrada e saída de material na obra: a importância de um software de gestão no processo
Por: Prática Engenharia - 16 de Maio de 2024
Caso o controle de entrada e saída de material não seja feito adequadamente em uma obra, há uma maior probabilidade dela sofrer com desperdícios e atrasos nas entregas.
Além disso, a gestão ineficiente de qualquer recurso em um canteiro de obras gera custos extras para o empreiteiro, capaz de comprometer todo o orçamento da obra.
Através deste artigo, você irá compreender melhor a importância do controle dos materiais em uma construção. Continue a leitura e confira:
- O que é o controle de entrada e saída de materiais?
- Qual a importância do controle de entrada e saída de material?
- Como controlar a entrada e saída de materiais?
- Quais as vantagens do software de gestão no controle de materiais em uma construção?
- Como ter tudo registrado nos mínimos detalhes?
- Quais outras funcionalidades encontramos em um software de gestão?
- Conclusão sobre controle de entrada e saída de material
O que é o controle de entrada e saída de materiais?
O controle de entrada e saída de materiais refere-se ao processo de monitoramento e gerenciamento de todos os materiais que entram e saem de um canteiro de obras ou qualquer outro ambiente de projeto.
Este processo inclui a documentação de detalhes como a quantidade de material recebido, a data de recebimento, o uso ou destino do material e a data de saída ou consumo.
- Você vai gostar: Caçamba de Entulho: quando e por que deve ser usada?
Por exemplo, quando um carregamento de cimento chega ao canteiro de obras, a quantidade recebida é imediatamente registrada no software de gestão de materiais. Dessa forma, a data, o nome do fornecedor, o número da nota fiscal e as condições do material são todos documentados.
E à medida que o cimento é utilizado na construção, a quantidade usada é registrada diariamente no sistema. Ainda assim, detalhes como a data da utilização, a equipe responsável e a parte do edifício onde foi usado são todos anotados.
Qual a importância do controle de entrada e saída de material?
A gestão de entrada e saída de materiais sempre foi uma área crucial da construção civil, afetando diretamente a produtividade das obras.
O controle preciso desse processo permite às empresas a redução de custos, juntamente com a melhoria da qualidade dos produtos e dos serviços prestados. Da mesma forma como otimização de suas operações aos níveis mais altos de rendimento.
Portanto, uma solução integrada de gestão, compras e financeiro para esse setor possibilita um maior controle sobre os estoques. Assim como, terá o benefício de uma melhor tomada de decisões quanto às aquisições de produtos, ferramentas e utensílios para cada projeto.
Além disso, permite que as empresas monitorem com mais facilidade seus fornecedores e analisem melhor os preços praticados pelo mercado de construção civil.
Quais as vantagens do software de gestão no controle de materiais em uma construção?
Como falamos acima, uma das principais vantagens de utilizar um software para controle de entrada e saída de material é a melhora significativa no gerenciamento do estoque. Podemos dizer que, o uso dos sistemas ajudam a agilizar toda a logística da obra.
Com ele, é possível ter uma visão mais ampla da situação atual de cada item utilizado, suas respectivas quantidades e datas de reposição, por exemplo.
Em outras palavras, é um recurso que facilita a tomada de decisões em relação aos materiais da obra toda.
Portanto, com o uso software para esse controle, a organização dos recursos nos canteiros pode se tornar bastante dinâmica, favorecendo muito a produtividade das operações.
Como controlar a entrada e saída de materiais?
- Uso de Softwares de Gestão: Como mencionado anteriormente, os softwares de gestão desempenham um papel crucial no controle de materiais. Eles podem automatizar a entrada de dados, manter registros precisos e fornecer análises e relatórios detalhados sobre o uso de materiais.
- Inventário Regular: Realizar contagens de inventário periódicas ajuda a garantir que os registros de software correspondam aos estoques físicos. Isso também ajuda a identificar rapidamente qualquer discrepância ou problema.
- Procedimentos Padrão: Estabelecer e seguir procedimentos padronizados para o recebimento e a retirada de materiais ajuda a manter a consistência e a precisão dos dados. Isso inclui verificar as entregas contra os pedidos de compra e manter registros detalhados de quem retira itens e para que propósitos.
- Auditorias: Implementar auditorias regulares dos processos e dos registros de materiais pode ajudar a identificar e corrigir erros ou padrões de desperdício, garantindo assim que o sistema de controle esteja funcionando como planejado.
- Treinamento de Funcionários: Ensinar os funcionários sobre a importância do controle de materiais e treiná-los em procedimentos apropriados assegura que todos estejam contribuindo para a eficiência e precisão do processo.
Essas estratégias, quando implementadas corretamente, podem melhorar significativamente o gerenciamento de materiais em qualquer projeto, garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e econômica.
Como ter tudo registrado nos mínimos detalhes?
Com o software de gestão, podemos registrar todos os fornecedores de cada obra, além dos preços praticados por cada um deles. Dessa maneira, torna muito mais fácil comparar as opções antes de decidir por qualquer compra e consequentemente, economizamos tempo e dinheiro!
Outra grande vantagem dessas aplicações é a possibilidade de fazer um orçamento mais realista. Os sistemas calculam os custos com base em valores reais e são constantemente atualizados pela internet.
Nessas soluções de tecnologia, como o Sistema Mais Controle, é possível ter acesso a mapas de cotações e sugestões automatizadas de compra!
Quais outras funcionalidades encontramos em um software de gestão?
Na verdade, os softwares de gestão de obras dispõem de muitos recursos precisos que podem auxiliar no controle de entrada e saída de material em qualquer tipo de obra.
Com o avanço da tecnologia, gerenciar um canteiro depende cada vez mais de dados e informações processadas de maneira dinâmica e integrada. Dessa forma, os softwares fornecem uma melhor qualidade, economia e rapidez de execução para o empreendimento.
A seguir, você confere mais algumas funcionalidades que esse tipo de sistema pode oferecer para sua obra.
1. As compras serão muito mais fáceis
Além das cotações e sugestões de melhor compra que já falamos, é possível, ainda, integrá-las ao orçamento e com a ordem de compra, deixando tudo mais simples para o financeiro.
Com a ajuda do Sistema Mais Controle, podemos configurar as aprovações para compras de acordo com cada perfil de usuário, acessar o histórico das compras realizadas e muito mais. E tudo online!
2. A dinâmica do estoque será continuamente otimizada
Ao utilizar um software de gestão, como o Mais Controle, é possível controlar melhor o estoque por conta das integrações realizadas — financeiro, logística, compras, recursos humanos etc.
Por meio desse sistema, podemos saber dos custos reais de qualquer obra gerida pela empresa, analisar os dados e, assim, entender qual será a melhor decisão a tomar.
Bem como, também permite maior precisão na previsão dos custos orçados, conforme os custos reais (em função do progresso da obra).
Dessa maneira, é possível analisar onde estão os desperdícios recursos financeiros por meio de materiais na construção e tomar decisões para amenizar esses problemas.
Ao utilizarem o sistema, é possível gerar e compartilhar relatórios detalhados de movimentações dos materiais utilizados, seja para estoques de toda a empresa, seja em uma obra específica.
3. Dê mais segurança para sua obra
Além de um controle maior do andamento de cada etapa da construção, os empreendimentos podem ter mais segurança com o uso desse recurso. O sistema possibilita cadastrar os funcionários envolvidos, bem como registrar mais facilmente a saída de material.
Dessa forma, será possível saber precisamente o responsável pela retirada, data da realização e preparar a reposição, quando for necessário.
- Leia ainda: RRT (Registro de Responsabilidade Técnica): o que é e para que serve?
Conclusão sobre controle de entrada e saída de material
Como vimos durante o artigo, com um bom software de gestão é possível acompanhar o desenvolvimento todas as atividades em cada setor da sua obra de maneira profunda.
Investir em um software para controle de entrada e saída de material é uma ótima solução para facilitar o gerenciamento de todo tipo de obra.
Portanto, com o recurso, temos mais controle sobre o estoque e podemos tomar decisões mais acertadas em relação à reposição dos suprimentos.
Além disso, esse tipo de ferramenta também permite fazer orçamentos mais realistas e detalhados dos projetos.
O Mais Controle ajuda centenas de pequenas e médias empresas a controlarem de forma simples e prática a sua gestão de obras.
Com nosso software, você consegue elaborar orçamentos de obras completos com agilidade, utilizando Composições de Custos de Serviços e Insumos próprios ou da base SINAPI.
Além disso, contamos com outras funcionalidades como: Proposta Comercial, Curva ABC, Cronograma Físico-financeiro, Gestão de Obras e Diário de Obras APP.
Assista nossa demonstração resumida e faça já um orçamento!
Quer saber mais sobre gestão de obras? Confira nosso blog!
- Quanto custa o Metro Quadrado na Construção Civil em 2024?
- NR-12: tudo sobre a norma regulamentadora de segurança em máquinas e equipamentos