Ensaio bidirecional: por que utilizar essa metodologia na construção?
Por: Prática Engenharia - 19 de Novembro de 2018
A metodologia do ensaio bidirecional vem sendo empregada no mercado da construção, então para conhecer sobre e entender o porquê dessa tendência, continue a leitura deste post.
Como se faz o ensaio bidirecional?
A prova de carga estática bidirecional consiste no posicionamento de células estáticas descartáveis (CED) ao longo do fuste e na aplicação de determinada carga em diversos sentidos, buscando pelo equilíbrio das tensões que estão em sua extensão.
Adiciona-se essas células por meio de bombeamento hidráulico, e se especifica a profundidade no dimensionamento realizado durante a elaboração do projeto. Elas são chamadas de descartáveis e podem permanecerem presas nas estacas, já se instalam no processo de concretagem dos elementos que serão testados.
Por que se utiliza esse método cada vez mais?
Utiliza-se o ensaio bidirecional, diferentemente dos demais métodos, desde cargas pequenas até as mais elevadas — superiores a 50 mil kN. Além disso, a instalação das células é realizada durante o processo de concretagem, como já mencionamos. Dessa forma a técnica fica mais fácil, de modo a agilizar a preparação das análises.
Outro motivo pelo qual o ensaio vem sendo bastante procurado pelas empresas construtoras é que o método garante mais segurança durante a execução, uma vez que apresenta um sistema de reação que proporciona menos riscos de acidentes. Ele também oferece pouca interferência no canteiro de obras e permite que os testes sejam realizados em cotas abaixo da cota do terreno. Esse item não é possível por meio dos outros métodos.
O ensaio bidirecional é obrigatório?
De acordo com a NBR 6122, o ensaio de prova de carga estática é obrigatório em todas construções no Brasil desde 2010. Visto que é ele que dá a garantia do cálculo e execução correta das estacas foram, a fim de suportarem toda a carga após a finalização e a entrega do empreendimento que está sendo construído.
Embora o método seja uma escolha dos responsáveis pela obra, os diversos benefícios que o ensaio bidirecional proporciona para quem opta por ele são notáveis. Além do mais, o teste pode ajudar na redução de custos, uma vez que é capaz de identificar modificações que possam ocorrer eventualmente nas fundações.
Conclusão
Como vimos, o ensaio bidirecional é fundamental para garantir a segurança durante a execução de uma obra e após a sua conclusão. Sendo assim, não deixe de contar com esse método e os benefícios oferecidos por ele.
Para compreender ainda mais sobre a importância e os demais métodos de prova de carga, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail.