Entenda a importância da gestão de pessoas no canteiro de obras
Por: Prática Engenharia - 19 de Outubro de 2020
Prazos, custos e controles são termos comuns e indispensáveis na construção civil. Por isso, falar sobre gestão de pessoas em um canteiro de obras é algo imprescindível entre gestores de qualquer projeto.
Mas até onde é possível gerenciar equipes extensas e qual é o papel do engenheiro ou chefe de obra nesse sentido? Quais ferramentas podem ajudar nesse trabalho? Quais benefícios práticos uma boa gestão de pessoas pode proporcionar?
Abordaremos tudo isso e muitas outras questões ao longo deste post. Vamos conferir?
Qual é a importância da gestão de pessoas em um canteiro de obras?
A gestão de pessoas não se limita só a controlar e monitorar o trabalho ou desempenho dos profissionais no canteiro. Pelo contrário! Esse conceito vai além das operações em si e contribui para um ambiente mais propício para as atividades.
Em outras palavras, esse processo precisa garantir segurança, cumprimento de prazos, resultados e, até mesmo, um bom clima organizacional.
Elaborar um plano de gestão de pessoas em um canteiro de obras pode proporcionar:
- redução de acidentes;
- cronogramas mais exatos;
- menos desperdícios;
- menos ociosidade;
- melhor desempenho das atividades;
- maior produtividade das equipes;
- profissionais mais satisfeitos e recompensados.
Quais são os desafios de uma gestão de pessoas no canteiro de obras?
Um canteiro de obras é incomparável a uma empresa ou escritório. Afinal, cada projeto tem suas características e especificidades, o que requer adaptações contínuas de equipes, profissionais, ambientes e tarefas. Com isso, a gestão de pessoas naturalmente se torna uma prática cíclica. Ou seja, a cada nova obra é preciso começar do zero.
Entre os principais desafios de realizá-la em um canteiro de obras, vale destacar:
- conseguir oferecer qualificação ideal;
- desenvolver um clima organizacional adequado;
- garantir a segurança dos profissionais e da obra;
- monitorar e controlar as atividades de forma eficiente.
Como implementá-la?
Apesar dos desafios citados, implementar uma boa gestão de pessoas no canteiro de obras é mais viável graças ao advento da tecnologia. Afinal, com o desenvolvimento de softwares específicos para a construção civil, foi possível automatizar qualquer forma de gerenciamento em obras.
Um ERP para canteiros de obras, por exemplo, permite ao gestor acompanhar cada passo do projeto. Além disso, é possível controlar catálogos de insumos, gerir equipes, precificar serviços, entre outras funcionalidades.
Com essa automatização, o gestor se dedica a realizar outras ações, como melhorar a comunicação e desenvolver um bom clima organizacional, por exemplo. O restante operacional, estratégico e gerencial fica sob controle da ferramenta.
Conclusão
Em suma, a gestão de pessoas pode gerar impactos positivos na operação da empresa quando feita corretamente. Apesar dos desafios da implementação, ter bom relacionamento com a equipe pode ajudar na redução de acidentes, na elaboração de cronogramas mais exatos, em menos desperdícios e menos ociosidade. Além, claro, de profissionais mais satisfeitos e bem recompensados.
Enfim, essas são algumas dicas de como implementar uma boa gestão de pessoas em um canteiro de obras. Como você viu, essa prática deve envolver estratégias e ferramentas adequadas para o gerenciamento eficiente. Sendo assim, considere uma pesquisa detalhada e técnica em relação ao melhor ERP a ser implementado antes de escolher um.
Curtiu? Faltou algum ponto importante? Quer sugerir alguma outra ideia? Deixe seu comentário a seguir e compartilhe a sua opinião sobre o assunto!