Formas de usar redes sociais no seu sistema de vendas

Formas de usar redes sociais no seu sistema de vendas

Por: Prática Engenharia - 24 de Março de 2023

As redes sociais no sistema de vendas é importantíssimo. De franquias de energia solar a lanchonetes, diversas marcas estão presentes nas redes sociais com o intuito de vender o produto para milhares de usuários interessados.

Entre o aprofundamento da persona, a divulgação do serviço e a autoridade da marca, também é possível usar os canais digitais em um sistema de vendas. 

Se você deseja entender quais são as formas de usar as redes sociais no seu sistema de vendas, está no artigo certo. Continue a leitura e veja como isso é possível

O que é um sistema de vendas?

Também conhecido como processo de vendas, o sistema de vendas é uma série de etapas (e softwares) que ajudam a conduzir o sucesso de uma equipe comercial.

Com ele, a atuação é feita de forma organizada e a partir do conceito geral do funil de vendas.

Esse funil é dividido entre topo, meio e fundo, a composição de um funil comum, mas direcionado ao relacionamento com o público e o potencial de negócio.

Assim, quanto mais perto o usuário está do fundo, mais próximo ele está de realizar a compra final com a marca.

Essa ideia serve tanto para empresas de nicho como franquias de energia solar quanto para negócios mais gerais, como uma rede de lanchonetes. 

Inclusive, são regras que se tornaram comuns dentro do marketing e do comércio e que auxiliam toda a cadeia produtiva de uma empresa.

Como funciona um sistema de vendas?

Entre as diretrizes de um processo de vendas, podemos mencionar quatro características básicas: 

  • Ensinável;
  • Escalável;
  • Mensurável;
  • Previsível.

Com relação ao “ensinável”, refere-se ao processo que deve ser passado para todos da equipe. 

Ou seja, deve ter funcionamento facilitado para que possa ser ensinado e transmitido para todos os envolvidos nos projetos, de forma que todos entendam o processo completamente e atuem conforme o planejado.

Quando se fala em escalável, faz-se menção ao fato do sistema ter a possibilidade de crescer conforme a demanda, suportando possíveis novos fluxos.

Além disso, como tudo em uma empresa, seja com foco em venda de extintores ou livros usados, o sistema deve ser mensurável, com indicadores claros para avaliar os resultados.

Em contrapartida, ele também deve ser previsível. A empresa deve ter um objetivo claro a ser atendido pela equipe do começo ao fim, otimizando as melhorias que podem ser alcançadas.

Quais as etapas de um sistema de vendas?

Existem diversas formas de dividir um sistema de vendas, mas neste artigo você conhecerá 8 etapas possíveis de compor esse sistema de forma efetiva. Confira abaixo uma explicação sobre cada uma dessas etapas.

Planejamento

A primeira etapa de um sistema de vendas bem estruturado começa a partir do estudo do ambiente.

Independentemente do objetivo ser identificar o melhor enfermeiro domiciliar preço para atuar junto ao negócio de um cliente, ou para cumprir com determinadas demandas diárias para alcançar os resultados da empresa, toda atividade demanda planejamento adequado antes de ser realizada.

Assim, quando se trata de vendas para o público, é necessário conhecê-lo antes de qualquer movimento para determinar as ações para qualificar o relacionamento com os usuários. 

Por isso, pense quais os hábitos de consumo desse público e por onde ele se comunica. 

Com o mercado não é diferente, você não começa a trabalhar sem conhecer o campo de atuação.

Portanto, entender as fraquezas e ameaças, bem como as oportunidades do ambiente, também são essenciais para o planejamento e sucesso de um negócio, inclusive no posicionamento nas redes sociais para ampliar as oportunidades de vendas.

Prospecção

Apesar da popularidade do inbound marketing, modelo de divulgação no qual o cliente chega até a empresa, a  procura ativa por clientes, conhecida como a etapa de prospecção, também é presente no sistema de vendas.

É a partir do Perfil de Cliente Ideal, o PCI, que os hunters trabalham na procura por oportunidades de venda em diversos canais.

Isso significa que profissionais especializados em contatos de atração e vendas buscam por usuários com potencial de forma que possam estar prontos para uma abordagem de venda. 

Essa tarefa também pode ser feita pelos vendedores em si.

Abordagem

A abordagem é o contato em si com o cliente e é preciso estudar muito bem este passo. Desde a amostragem das lentes crizal preço, até a linguagem e o modo de comunicação, como o que vai ser falado.

Além disso, é interessante se adaptar conforme o cliente e personalizar de acordo com cada tipo de usuário interessado em seu serviço.

Estudo das necessidades

Agora que você alcançou o cliente, é o momento de conhecê-lo melhor. Quais as necessidades, hábitos e características reais desse cliente e que o interessa? 

Mais ainda: como conhecer ele profundamente para certificar se o método de abordagem está no caminho correto?

Dessa forma, você deve pensar em todos esses aspectos para iniciar relacionamentos de valor com o público. Bem como melhorar a experiência com a marca, seja por meio de um contato ativo ou após seu potencial cliente localizá-lo.

Proposta

A proposta é um dos elementos mais importantes do sistema de vendas. Seja para vender um painel para câmara frigorífica ou um lanche caseiro, todos os detalhes devem ser explicados e aplicados conforme a necessidade do cliente.

Portanto, alguns termos como preço, vantagens e desvantagens do produto a ser oferecido, de forma clara e objetiva para a compreensão total do cliente, são ideais na etapa da proposta.

Negociação 

Há também a questão da negociação. Aqui, nem sempre a questão pode ser do preço, mas sim em relação ao período do contrato, bem como quaisquer outros ofensores que precisam ser avaliados, fazendo o processo se tornar mais longo do que o necessário.

Cabe ao vendedor ser firme em sua proposta, mas sabendo ouvir as necessidades do cliente para promover uma melhor experiência.

Da mesma forma, é preciso identificar momentos em que pode ser necessário ser menos ativo, cedendo quando necessário e tirando todas as dúvidas do cliente, para que ele possa seguir o processo de compra com mais tranquilidade e confiança.

Fechamento

O momento mais esperado pelo vendedor é, de fato, o fechamento da venda. Tudo que se acordou deve ser confirmar-se novamente, com explicação sobre a chegada ou o funcionamento do produto.

Além do pagamento, há também a assinatura de um contrato, se necessário, e a leitura de termos mais burocráticos.

Pós-venda

Muito se engana quem pensa que o processo de venda finaliza no fechamento de uma compra.

Isso porque, na verdade, o relacionamento com o cliente precisa continuar no pós-venda. 

Por isso, é necessário acompanhar os passos do cliente e continuar os contatos por meio de e-mails para certificar que ele está aproveitando o produto da melhor forma, por exemplo.

Nesse meio tempo, a fidelização do cliente é feita de forma intensa, para que ele volte a consumir e passe a defender a sua marca e recomendá-la para colegas e familiares.

As redes sociais podem ajudar sistema de vendas de que forma?

Use as redes sociais ao seu favor. Inclusive, os dados comprovam o quanto os canais digitais abrigam oportunidades certeiras: são mais de 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes.

Verdadeiros canais de relacionamento entre colegas e familiares, e excelente oportunidade para contato próximo com o público, ter um perfil nas mídias permite entender melhor como o seu público se comunica, o que ele gosta e como consome, melhorando os contatos e vendas por meio dessas plataformas.

A partir da observação desses sinais é possível transformar a comunicação da empresa para atrair mais interessados e converter leads rapidamente em clientes.

Com isso, nas redes sociais, a sua empresa de inspeção veicular Inmetro pode usar o serviço para tirar dúvidas do cliente e promover conteúdos interessantes para reforçar o valor da marca.

Além disso, as redes sociais possuem relatórios que dizem muito sobre como o público está interagindo com a sua página. Ler essas métricas permite aplicar novas ideias e, assim, conseguir novas vendas.

Como usar cada rede social no seu sistema de vendas?

Existem diversas redes sociais disponíveis para uso pelas marcas. Para esse artigo, separamos as 4 principais do mercado:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Linkedin;
  • Youtube.

Abaixo, você confere como é possível trabalhar a sua marca em cada uma das redes que citamos acima.

Instagram

O Instagram é ideal para mostrar os bastidores do seu negócio para os seus seguidores. Os vídeos, sejam curtos ou longos, são ótimas opções para mostrar o que você oferece e agregar valor. 

Deve-se utilizar imagens de qualidade, também, para atrair novos visitantes e deixar o feed organizado. 

Presente em diversas redes sociais, as hashtags são obrigatórias aqui. Juntamente com a localização, elas permitem que o negócio seja encontrado. Assim, usuários podem procurar por escola de dança perto de mim e encontrar rapidamente o perfil da empresa perto da região, por exemplo.

Facebook

O canal digital do Facebook sai na frente por ter um custo relativamente baixo quando compara-se com os concorrentes. 

Recomenda-se modelos de conteúdo compartilháveis e a interação com clientes do seu serviço é outro destaque da rede, sendo ampliado na plataforma.

Por isso, possuir uma página no Facebook é essencial, criando uma comunidade ajudando a estabelecer o “terreno” na internet como uma referência digital.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada para o uso corporativo, ou seja, relacionamento de empresas para empresas – ou de colaboradores para colaboradores. 

A principal forma de usar o Linkedin com qualidade é por meio de conteúdos profissionais sobre a empresa e o segmento.

Neste caso, as imagens podem ser atrativas e com forte poder no entretenimento, auxiliando na captura de atenção do visitante.

Youtube

O foco do Youtube é em ser uma plataforma com foco em vídeos. 

Nesse sentido, se você possui uma empresa de informática, falar sobre backup em nuvem para empresas pode ser uma ótima maneira de atrair novos usuários para sua marca, por exemplo, evidenciando processos necessários nesse fluxo.

A vantagem do Youtube é a sua imensa possibilidade de conteúdos: entrevistas, videocasts, vídeos mais elaborados, vlogs, animações, tutoriais, entre outras possibilidades para se aproveitar na plataforma.

Comece a explorar as redes sociais no seu sistema de vendas!

Depois de ler todas as dicas mostradas neste artigo, você está pronto para usar as redes sociais em seu sistema de vendas e alcançar sucesso no seu mercado. 

Aproveite para colocar todas as dicas em prática e desenvolva a marca nesses canais de forma qualificada e estratégica para alcançar bons resultados.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

FONTE: https://maiscontroleerp.com.br/

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