Gestão de projetos: saiba como aplicar 5 técnicas na construção civil

Gestão de projetos: saiba como aplicar 5 técnicas na construção civil

Por: Prática Engenharia - 22 de Dezembro de 2021

Em um mercado competitivo, é natural que apenas as organizações mais desenvolvidas consigam sobreviver e se manter lucrativas. Na área da construção civil isso não poderia ser diferente. Assim, é preciso buscar estratégias de gestão de projetos que garantem as entregas no prazo e com a qualidade esperada, redução de custos, diminuição das chances de riscos e etc.

Afinal, esse conceito consiste em um conjunto de práticas para planejar, executar e controlar atividades de operações de modo eficaz. Dessa forma, é possível ganhar maiores vantagens competitivas no mercado.

No entanto, podem existir dificuldades em escolher a melhor metodologia de gestão de projetos. Isso porque cada projeto tem objetivos específicos, logo, demandam necessidades diferentes para que sejam concluídos com sucesso. Assim, é fundamental entender as metodologias e saber qual se adapta aos objetivos e às necessidades do projeto.

Ficou curioso e quer saber mais? Continue a leitura e descubra como aplicar alguns destes conceitos na construção civil!

1. Defina uma metodologia para ser utilizada

Conforme mencionado, há várias opções de metodologias capazes de auxiliar uma corporação e melhorar os principais indicadores de resultados.

Uma empresa deve analisar cada uma dessas opções para se certificar de que os empreendimentos sejam bem-sucedidos e vantajosos.

PMBOK (Project Management Body of Knowledge)

O PMBOK é comumente confundido como uma das metodologias de gestão de projetos. No entanto, trata-se de uma padronização que identifica e conceitua processos, técnicas, áreas de conhecimento e ferramentas. Ou seja, reúne as melhores práticas a partir de um universo de conhecimentos para o gerenciamento de projetos.

Os benefícios do PMBOK o tornaram uma fonte de inspiração para a maioria das metodologias existentes. Dessa forma, é possível ao priorizar as atividades:

  • evitar riscos;
  • potencializar as chances de sucesso;
  • melhorar o fluxo de comunicação;
  • controlar o andamento do projeto;
  • padronizar os processos;
  • outros.

2. Determine escopo e cronograma

Para entender qual metodologia de gestão de projetos melhor se encaixa em uma organização, definir escopo e cronograma é fundamental. O escopo corresponde a todo trabalho que deve ser feito para conseguir o produto final, conforme solicitado pelo cliente.

Definir o que deve ser feito e visualizar todas as etapas necessárias para materializar o projeto em questão é fundamental. Dessa forma, quando o escopo está detalhado, o gerente pode visualizar a proposta em pacotes de trabalhos e pensar em subdivisões de tarefas menores para alcançar o objetivo.

Enquanto isso, o cronograma é utilizado para atribuir a variável tempo aos pacote de trabalho. Ou seja, definir datas de início e fim para cada atividades.

Por exemplo, a construção de um edifício é considerada o pacote de trabalho. Já a concretagem de blocos seria uma tarefa desmembrada. Então, desenvolver um cronograma permite que o gestor do projeto planeje como e em quanto tempo executará cada atividade, e quais recursos serão utilizados.

Imediatamente, a definição do escopo  do cronograma se inicia na fase de planejamento de um projeto.

3. Gerencie pessoas

Mesmo que o mundo esteja cada vez mais automatizado e tecnológico, a materialização do produto final da construção civil exige que pessoas coloquem a mão na massa. Sendo assim, o gestor do projeto deve estimular um ambiente de trabalho propício em termos de criatividade e produtividade.

Isso significa que apenas se certificar de escolher profissionais com experiência e qualidade não é suficiente. É preciso selecionar uma equipe versátil e conhecer as habilidades e competências de cada um do time. Desse modo, delegação de tarefas e alocação de recursos serão etapas realizadas com mais eficiência. Isso ajuda o projeto e a empresa a alcançarem melhores resultados como um todo.

Além disso, é dever do gerente ficar atento às relações interpessoais do time. Mesmo que as discussões e os conflitos sejam situações comuns no dia a dia, não podem ocorrer de forma que prejudiquem a organização e os resultados dos planejamentos. Pelo contrário, cabe ao líder do projeto canalizar essas discussões para gerarem novas ideias para melhoria contínua do trabalho.

4. Atente-se para os riscos

Todo empreendimento passa por ameaças inerentes, sendo necessário monitorá-las e controlá-las. Para isso, criar uma matriz com os principais riscos que podem prejudicar o caminho crítico do projeto é fundamental. Além disso, é necessário possuir diretrizes para construir um plano de ação, caso imprevistos aconteçam.

Esse monitoramento deve ser uma atividade constante, uma vez que, de acordo com o avançar do cronograma, decisões da diretoria e situações externas — como ações da natureza ou acontecimentos de mercado — podem alterar o cenário de trabalho. Então, se atente às suas ações e foque em erradicar tais ameaças.

No entanto, elas não incluem apenas casos negativos. Podem, também, aproveitar oportunidades que surgem e explorá-las para melhorar os resultados da empresa. Por isso, é importante acompanhar constantemente os principais indicadores de controle e estar sempre atento às alterações do mercado.

5. Utilize um software de gestão

Já pensou como todas essas medidas mencionadas — como redução de riscos, otimização dos resultados da equipe, potencialização das chances de sucesso do projeto etc — podem melhorar a partir de recursos tecnológicos?

Um software de gestão permite que você tenha acesso aos principais indicadores da sua empresa. Além disso, ele faz uso de armazenamento em nuvem, o que garante maior segurança de informações e dados.

Delegar as tarefas e alocar os recursos também pode ficar mais fácil de garantir que nenhum profissional fique sobrecarregado ou ocioso. Em suma, utilizar a tecnologia como recurso lhe permite analisar dados de forma mais rápida e concreta para aumentar a performance da equipe, reduzir de custos e facilitar o processo de tomada de decisões.

Contudo, para uma melhor gestão de projetos, é essencial que esses softwares sejam fáceis de se usar. Um bom exemplo disso é o Mais Controle, que oferece uma forma simples e eficaz de controlar obras e serviços, além de organizar as finanças da empresa.

Conclusão

Em síntese, vimos neste artigo algumas dicas de como realizar uma boa gestão de projetos. É importante começar definindo a metodologia que irão se utilizar para em seguida elaborar o escopo e o cronograma do projeto.

Definitivamente gerenciar pessoas será um dos trabalhos mais importantes do gestor de uma obra da construção civil. Bem como ter atenção aos riscos será importante para manter o ambiente de trabalho saudável e produtivo.

A utilização de um software de gestão pode também ajudar o gestor a ganhar tempo e a ter organização das atividade e da situação financeira da empresa.

Agora que você já entende mais sobre gestão de projetos, que tal entrar em contato conosco do Mais Controle e conhecer melhor os nossos serviços.

FONTE: https://maiscontroleerp.com.br/

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