Metaverso na construção civil: saiba como se preparar
Por: Prática Engenharia - 23 de Março de 2022
É certo que as pessoas que trabalham na construção civil, arquitetura e design precisam se preparar para essa revolução. Isso porque o metaverso é uma tendência que tem sido acompanhada por várias marcas e tem tido resultados interessantes.
Neste artigo, vamos explicar o que é o metaverso, as tendências dessa tecnologia na construção civil e como se preparar para isso. Aqui, você vai descobrir como esse conceito vai impactar esse setor e quais são as principais tendências da atualidade. Além disso, entenderá detalhes sobre a necessidade de mudanças no modelo de negócio, investimentos em imóveis virtuais, projetos mais inclusivos e responsáveis etc.
Quer entender mais sobre o tema e ficar atualizado sobre os avanços tecnológicos? Acompanhe a leitura!
Entenda o que é metaverso
O metaverso é uma espécie de universo virtual criado por profissionais especializados. Trata-se do futuro próximo, decorrente do uso da internet, o qual possibilitará novas formas de interação, mais imersivas. Por meio dele, as pessoas vão conversar, trabalhar e se relacionar com amigos e familiares sem saírem de suas casas.
Compreenda como o metaverso vai impactar a construção civil
O setor da construção civil vai aplicar as novas tendências tecnológicas e o metaverso, visto que na atualidade já faz uso de uma plataforma de simulação física em tempo real. A tecnologia foi desenvolvida para a colaboração virtual, sendo que os profissionais desse segmento já podem trabalhar em um espaço virtual compartilhado.
Com o metaverso, os engenheiros, arquitetos e designers conseguirão visualizar métricas específicas de performance e saúde das edificações, bem como evitar falhas e retrabalhos ao colocar um projeto em prática. Além disso é possível apresentar de forma mais real o projeto para o seu cliente, facilitando validações e alterações.
Várias ferramentas serão disponibilizadas nesse ambiente virtual que possibilitará a utilização integral do potencial do Building Information Modelling (BIM) ou Modelo de Informação para a Construção.
Quais as principais tendências do metaverso na construção civil
O metaverso permitirá que os profissionais da construção civil ofereçam soluções que atendam milhares de pessoas concomitantemente, já que as barreiras geográficas serão superadas.
Dessa forma é possível a vivência de experiências em teatros, escolas, museus ou propiciar a realização de investimentos em imóveis virtuais. Veja, a seguir, as principais tendências dessa área para os próximos tempos!
Mudança no modelo de negócio
A mudança no modelo de negócio será indispensável. A chegada do metaverso permitirá a oferta de soluções criativas na área da construção civil para milhares de usuários simultaneamente.
Dessa forma, não será mais necessário oferecer serviços individuais, e as empresas terão que disponibilizar conteúdos em grande quantidade para manter o público engajado.
Investimento em imóveis virtuais
Outra grande tendência do metaverso é a realização de investimentos em imóveis virtuais que existirão apenas no universo digital. No mundo criptografado, os usuários poderão exibir aos seus amigos e conhecidos, as suas coleções de itens digitais, como edifícios. Investir nessas plataformas parece ser uma opção lucrativa para arquitetos, designers e engenheiros.
Projetos mais inclusivos e responsáveis
O metaverso permitirá a união das culturas para a criação de projetos mais responsáveis e inclusivos. Uma série de desejos poderão ser materializados, embora sejam impossíveis no mundo real.
Essa é uma oportunidade para que as pessoas experimentem outros estilos de vida com o uso da tecnologia, que trará infinitas possibilidades.
Conclusão
Vimos que o metaverso na construção civil trata-se de uma realidade virtual adaptada a diversos dispositivos. Esta tecnologia permitirá a criação de soluções onde milhares de usuários terão acesso simultâneo.
Agora você já sabe melhor sobre como se preparar para o metaverso na construção civil! Entenda que é muito importante se atualizar a respeito dos avanços tecnológicos em sua área de atuação. Afinal de contas, as tecnologias vão afetar o setor da construção civil de modo significativo e a falta de informações poderá atrapalhar o seu sucesso.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o no LinkedIn, Facebook e Instagram!