Por que usar indicadores de desempenho na construção civil?
Por: Prática Engenharia - 21 de Julho de 2021
Nesse sentido, este artigo mostrará a importância de contar com mecanismos que permitam uma melhor visualização do que acontece realmente. Você verá em detalhes qual é o conceito do termo e, além disso, conhecerá quais são os principais índices de desempenho usados na construção civil. Ao final, receberá uma valiosa dica de como implantar tal medida em suas obras.
Ficou curioso? Então leia agora mesmo este artigo!
O que é um indicador de desempenho?
Não se pode melhorar aquilo que não se pode medir. Por meio dessa afirmação, a essência de um indicador de desempenho é revelada. Ou seja, é uma importante ferramenta para aferir o resultado de um trabalho executado ao longo do tempo.
Especificamente na construção civil, os indicadores são essenciais para realizar o acompanhamento de uma obra, visto que a execução pode levar anos. Assim, pode-se monitorar os gastos efetivados, a qualidade do serviço prestado, bem como o índice de acidentes, que indica a segurança do canteiro de obras.
Quais são os principais indicadores de desempenho da construção civil?
Acompanhe a seguir um detalhamento das principais categorias dos indicadores de desempenho na construção.
Custos
A curva de gastos na construção de um empreendimento nunca é linear, frequentemente são necessários ajustes para que a obra chegue ao fim. Nesse sentido, vê-se a importância de adotar um indicador que mensure os custos. Isso porque dessa forma é possível identificar quando há um desvio que compromete o orçamento inicial.
Segurança
Quando o assunto é segurança, a construção civil no Brasil ainda precisa de muita atenção. Isso ocorre porque realiza-se várias funções com exposição considerável a riscos. Acompanhar esses índices é importante para garantir que o andamento da obra ocorra com segurança e sem acidentes.
Qualidade
Esse indicador é fundamental para a entrega de um empreendimento que atenda aos padrões de quem o contratou. Ele é responsável por inspecionar os materiais entregues a fim de fazer a verificação em relação ao que foi efetivamente comprado. Por fim, o indicador também avalia a qualidade do produto acabado ao analisar o desempenho da mão de obra e dos serviços executados.
Conclusão
O uso de indicadores de desempenho na construção civil é fundamental para garantir a finalização de uma obra dentro do prazo e custos previstos. Espera-se que os indicadores ajudem no controle da qualidade e da segurança no trabalho. Dessa forma é possível mensurar se suas obras estão no caminho certo, além de encontrar pontos de melhoria para aumentar o desempenho dos seus empreendimentos.
A melhor maneira de implementar esse tipo de acompanhamento é por meio de um software especializado, como o Mais Controle. Com ele, é possível ter os principais indicadores em mãos e com isso, construir um empreendimento que corresponda às expectativas do contratante do serviço.