Saiba como aplicar a gestão de alta performance na construção civil
Por: Prática Engenharia - 26 de Maio de 2022
Os benefícios da aplicação da gestão de alta performance são muito relevantes. No entanto, por mais necessária que seja, é fundamental entender como aplicá-la na construção civil.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como aplicar a gestão de alta performance? Neste artigo, explicaremos o significado desse conceito, a importância de adotar essa estratégia e como colocá-la em prática. Continue a leitura para saber mais!
O que é a gestão de alta performance?
A gestão de alta performance na construção é uma estratégia para fazer com que os gestores e líderes otimizem o fluxo de trabalho de todos os envolvidos. Além disso, ela promove a melhoria e o aumento da eficiência em todos os processos da construção civil.
As demandas do setor estão exigindo cada vez mais eficiência dos fluxos de trabalho e alta performance dos gestores. Logo, qualidade e eficiência estão se tornando cada vez mais necessárias nesse setor.
Dentre as necessidades no aprimoramento dos projetos, é preciso garantir a redução de custos e de desperdícios com materiais, mão de obra e equipamentos. Logo, planejamento, mobilidade, gestão de equipes e contratação de equipamentos devem ser constantemente analisados para evitar gastos desnecessários.
Qual a importância de aplicar a gestão de alta performance?
A gestão de alta performance apresenta diversos benefícios importantes para o setor da construção. A seguir, conheça alguns dos principais e entenda por que você deve aplicá-la.
Identifica e ajuda na resolução de problemas
Com uma boa gestão e avaliação frequente dos processos envolvidos na obra, é mais fácil analisar e mensurar os resultados. Com isso, fica mais fácil a identificação de problemas, além de possibilitar a obtenção de uma análise preditiva de erros e desperdícios.
Dessa forma você diminui a chance de erros e consegue manter sua execução mais próxima do que foi planejado.
Mantém os funcionários motivados
Com a otimização nos processos as equipes trabalham de maneira mais inteligente e eficaz. Assim, colaboradores e funcionários passam a se dedicar a atividades mais fundamentais. O trabalho exercido é percebido como mais eficiente e produtivo.
Além disso, com base em dados específicos, é possível entender como as metas são conquistadas e como está o desempenho das atividades.
Reduz custos
Com a gestão eficiente, é possível a otimização na performance dos fluxos de trabalho e planejamento, redução dos principais custos com contratações, maquinário, matéria-prima e tempo de produção.
Dessa forma você evita desperdícios e aproveita ao máximo os recursos disponíveis, melhorando o resultado financeiro da obra como um todo e ainda cooperando pela sustentabilidade na execução.
Como aplicar a gestão de alta performance?
Agora que já discutimos sobre a importância e as vantagens de contar com uma gestão de alta performance, é preciso conhecer as maneiras de aplicar esse modelo de otimização dos processos na construção. Veja, a seguir, como fazer isso.
Busque conhecimento
A busca por conhecimento e por soluções que irão otimizar sua rotina faz parte do cotidiano das equipes e dos gestores que buscam por uma gestão de alta performance. As soluções inovadoras não param de surgir e, é preciso utilizá-las para não ficar para trás dos seus concorrentes.
Valorize a equipe
Uma equipe valorizada e com fluxos de trabalho eficientes tendem a se tornar mais engajadas e a conquistar resultados melhores.
Com uma gestão de alta performance os colaboradores entendem a relevância de suas atividades na operação e tendem a ser muito mais produtivos.
Atenda as necessidades do cliente
O atendimento das necessidades das obras devem ser de maneira superior às expectativas criadas a fim de fidelizar o cliente.
Através dela há o cumprimento de prazos, economia de recursos e os resultados tendem a ser muito mais vantajosos. Além disso você fideliza seus clientes ou consegue que eles te indiquem outros clientes também.
Use a tecnologia a seu favor
Existem soluções tecnológicas, como sistemas de gestão de obras para prestadores de serviços, empreiteiras e construtoras. Esses sistemas ajudam a organizar dados, acompanhar resultados e auxiliam no planejamento e controle da obra.
Além disso, agilizam e simplificam a gestão das despesas e controle de contas a receber e a pagar. Dessa forma você economiza tempo que seria gasta com processos manuais e consegue centralizar suas informações de maneira organizada e segura.
Conclusão
Como você pôde verificar, a gestão de alta performance auxilia os prestadores de serviço e empreiteiras a melhorarem o planejamento, a implementação e a realização de diferentes empreendimentos na área da construção.
Logo, percebe-se os benefícios de quem utiliza essa estratégia são rapidamente, principalmente no fluxo de caixa. Para tanto, é preciso saber como implementá-la e adotar as ferramentas que auxiliam nesse processo.