Saiba como conseguir incentivos fiscais para construção civil

Saiba como conseguir incentivos fiscais para construção civil

Por: Prática Engenharia - 27 de Agosto de 2021

Para auxiliar na melhor disseminação desse conhecimento, trazemos este artigo até você. Nele, falaremos sobre importantes informações a respeito dos programas de incentivos fiscais e tributários que podem ser concedidos ao ramo da construção civil.

Ao ler o texto, você poderá entender como essa iniciativa é capaz de beneficiar empresas, pessoas e a sociedade como um todo. Continue a leitura e tire o máximo de proveito possível!

O que significam os incentivos fiscais para construção civil?

Desde já, em todo ramo de atividade econômica, existem condições especiais em relação ao pagamento de tributos. Dessa forma, com a construção civil, também acontece isso e a intenção é conceder incentivos regionais e sociais a fim de melhorar a convivência em sociedade.

A finalidade dessa iniciativa é amenizar a carga tributária de modo que haja melhora no fluxo de caixa e consequente expansão das empresas do setor. Nessa ampliação das atividades, ocorrem novas contratações. Esse ciclo virtuoso é atingido por meio de boas práticas fiscais.

Quais são os principais programas de incentivos fiscais?

O principal programa de incentivo para a construção civil é de âmbito federal, regulamentado por meio da Lei 13.970/2019: Regime Especial de Tributação. Por meio dele, se unifica 4 impostos e têm sua carga tributária reduzida. As que podem fazer parte são as obras de ensino infantil e as casas do programa habitacional do governo federal.

Bem como, outro incentivo factível às empresas é o Programa de Alimentação do Trabalhador. Por meio dele, as organizações podem ter abatimento na alíquota de INSS e FGTS ao incentivarem uma melhor alimentação dos funcionários. Ainda, é possível conseguir incentivos fiscais com programas sociais e com levantamento de construções com o conceito de sustentabilidade.

Como eles beneficiam a geração de novos postos de trabalho?

A princípio, a relação de incentivo fiscal com a geração de mais empregos é próxima e fácil de entender. Ao receber o privilégio de pagar menos impostos, as construtoras podem investir mais, pois há mais dinheiro em caixa. 

Em suma, com essa expansão surge a necessidade de contratar mais pessoas. Isso traz ganho para todos, na verdade, inclusive no aumento de qualidade que favorece maior competitividade. Com isso o mercado se desenvolve como um todo, através da geração de mais empregos e com mais oportunidades de trabalho.

Conclusão

Em conclusão, os incentivos fiscais para construção civil são como uma mola propulsora para as empresas do ramo. Por meio de abatimentos na carga tributária das organizações, é possível ter mais dinheiro em caixa e promover uma expansão. 

O detalhe fica por conta de manter um bom planejamento financeiro que permita ter um crescimento sem comprometer a capacidade de investimento futuro da organização. Desse modo, é possível criar um ambiente favorável de crescimento pautado na geração de empregos.

Gostou do conteúdo? Para receber mais como este, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

FONTE: https://maiscontroleerp.com.br/

WhatsApp Prática Engenharia
Prática Engenharia www.praticaengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×