Como estruturar a alocação de recursos na construção civil?

Como estruturar a alocação de recursos na construção civil?

Por: Prática Engenharia - 14 de Abril de 2020

A alocação de recursos na construção civil vai além de  distribuir funções, dinheiro e materiais para determinada obra. Afinal, o ponto-chave dessa prática é elaborar uma visão estratégica, de forma que os recurso sejam alocados corretamente durante o planejamento. 

Mas será que é possível dar conta de tudo isso de forma prática e inteligente? Como bons estudiosos em gestão para a construção civil, resolvemos preparar dicas e sugestões de como estruturar a alocação de recursos.

Quer conferir? Então, aproveite a leitura e tome nota das informações. Vamos lá! 

Na prática, o que seria a alocação de recursos em uma obra? 

O conceito de alocação de recursos está ligado diretamente à gestão de projetos. Quantas vezes, ao final de uma obra, você se deparou com sobras desnecessárias de materiais, máquinas paradas ou trabalhadores ociosos? 

A alocação de recursos visa otimizar esses possíveis fatores. Permitindo assim, o melhor aproveitamento das atividades, do tempo, das ferramentas, dos materiais e do custo do projeto. 

Ou seja, tornar os processos de sua obra mais controlados, organizados e equilibrados. Dessa forma é possível cumprir os prazos acordados, o orçamento previsto e as metas estipuladas. Sem surpresas ou imprevistos no meio do caminho. 

Por que isso é realmente importante? 

Basicamente, porque esse planejamento envolve saúde financeira e tempo de conclusão do seu projeto, dois pontos cruciais na construção civil.

Além disso, estruturar uma alocação de recursos em sua obra permite um rendimento muito mais eficiente em diferentes fatores. Como o aproveitamento ideal da mão de obra, a utilização das ferramentas disponíveis, o cumprimento dos valores orçados ao cliente e a entrega do serviço conforme o que foi planejado. 

Como elaborar um plano de alocação de recursos eficiente? 

A alocação de recursos na construção civil é uma tarefa complexa, tendo em vista que diversos fatores influenciam no andamento do projeto. No entanto, podemos considerar alguns indicadores essenciais que sempre serão úteis e importantes nessa área. São eles: 

  • tempo das atividades — para isso é importante mensurar uma média de tempo de realização para cada tarefa. Aos poucos, será mais fácil entender o tempo necessário  para cada atividade e, dessa forma, alocar as funções estrategicamente;
  • custos burocráticos — entender as atividades essenciais bem como seus processos pode ajudar na fluidez da execução das atividades.  
  •  disponibilidade de materiais — fundamental para saber as quantidades ideais de compras com base na capacidade de armazenamento e logística.; 
  • cronograma de obra — deve-se acompanhar, dia a dia, o andamento de sua obra, com base em uma curva ABC de materiais e serviços. 

Vale ressaltar que esses indicadores citados são fundamentais para uma eficiente alocação de recursos na construção civil. Além disso, o uso de tecnologias é necessário para garantir dados confiáveis e facilitar a análise de desempenho da obra. Portanto, invista em softwares específicos para a gestão da construção civil. 

Conclusão

Vimos que para alocar recurso na construção civil deve-se conhecer o tempo das atividades, as burocracias e o prazo esperado da obra. 

Essas foram algumas dicas e sugestões de como estruturar a alocação de recursos em seu projeto. Seguir esses passos é garantir um trabalho mais eficiente, dentro de um orçamento previsto e respeitando os prazos de entrega. Dessa forma, a construtora lucra, a produtividade dos trabalhadores aumenta e se garante a satisfação do cliente. 

Gostou? Quer gerir melhor o seu projeto de construção civil? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça as nossas soluções.

FONTE: https://maiscontroleerp.com.br/

WhatsApp Prática Engenharia
Prática Engenharia www.praticaengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×