Comodismo na empresa: entenda os riscos da falta de mudança
Por: Prática Engenharia - 06 de Setembro de 2017
Em um cenário no qual a economia se apresenta bastante volátil e a competitividade do mercado a cada dia mais acirrada, esse comodismo na empresa pode prejudicá-la consideravelmente. Por isso, é importante os empresários nunca se colocarem fechados às mudanças.
Para ajudá-lo a entender melhor como o comodismo na empresa pode ser fatal para o negócio, separamos a seguir todos os riscos que a falta de mudança pode proporcionar. Confira!
Queda de produtividade
A queda de produtividade é provavelmente a primeira consequência do comodismo na empresa. À medida que funcionários e os donos deixam de lutar para bater metas ou param de buscar um objetivo, a empresa passa a perder consideravelmente seu rendimento.
Quanto menos se produz em determinado tempo, menor é o rendimento da empresa. Logo, maior é o tempo dos serviços prestados aos clientes e menor será o lucro. Obviamente, todas as pessoas, ao contratarem um negócio para desempenhar tarefas ou processos, esperam que tudo seja realizado em tempo hábil e com alta qualidade. Portanto, a queda de produtividade pode levar até mesmo a perda dos mais fiéis clientes.
Falta de crescimento
Uma empresa que está satisfeita com a condição na qual ela se encontra fica estagnada no mercado. Por isso, um dos riscos do comodismo na empresa é fazer com que ela deixe de crescer. A falta de crescimento pode impactar as contas e até mesmo levar a prejuízos em caso de oscilações no mercado ou na demanda.
Por isso, é fundamental que os empresários estejam sempre focados em manter o alto padrão e buscar o crescimento da empresa. Caso contrário, os concorrentes podem crescer e chegar, até mesmo, a invadir o mercado de atuação do negócio e roubar os clientes.
Queda na qualidade
Por outro lado, Funcionários acomodados buscam apenas fazer as tarefas e funções para as quais estão designados, deixando de fazer um trabalho de excelência e de aperfeiçoar os resultados. O resultado disso é uma queda da qualidade dos serviços com o passar do tempo.
Ademais, obviamente, todos os empresários sabem que quanto menor a qualidade dos serviços prestados, menor o número de clientes satisfeitos. Com isso, os concorrentes fatalmente vão se destacar.
Tornar-se obsoleta
Uma empresa que não busca por melhorar seus processos continuamente, deixa de ansiar por crescimento e com o passar do tempo tornar-se obsoleta. Tornar-se obsoleta no mercado é ser deixada pra trás pela concorrência, é não inovar ou apresentar aos clientes um diferencial.
Empresas obsoletas tornam-se arcaicas, acabam perdendo seus clientes e estão fadadas ao fracasso e à falência. Por isso, é de extrema importância que os empresários sempre fiquem por dentro do mercado, procurem conhecer as tendências e tudo o que há de melhor para ser seguido.
As empresas devem sempre acompanhar a evolução do mercado e, principalmente, as mudanças de comportamento dos clientes, buscando adaptar-se aos cenários, modificando-se e inovando-se. Esse comportamento será não somente fundamental para a sua sobrevivência no mercado, mas essencial para o crescimento e o aumento da clientela e dos lucros.
Conclusão
Em conclusão, você entendeu quais são os riscos que o comodismo na empresa e falta de mudança podem levar? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo!