Como elaborar um planejamento de marketing para empresas da construção civil?
Por: Prática Engenharia - 04 de Março de 2021
O marketing não se restringe apenas na divulgação de produtos e serviços, mas também é um meio para a construção de um relacionamento duradouro com a audiência, por isso é necessário ter um planejamento de marketing bem estruturado.
Saiba mais, ao longo deste texto, quais os principais benefícios do marketing na construção civil e como colocar em prática um planejamento assertivo.
Benefícios do marketing na construção civil
O marketing é capaz de criar conexões com clientes por meio da produção de conteúdos focados no desejo do consumidor.
Ele traz como vantagens para negócios de construção civil os seguintes pontos abaixo:
Amplia o conhecimento da marca
Por meio de estratégias de marketing de conteúdo bem organizadas, uma empresa tem a possibilidade de se tornar mais conhecida pelos seus consumidores.
Ganhando mais espaço no mercado e, assim, uma referência no mercado, principalmente por meios digitais.
Aumenta o tráfego do site
Estratégias comunicacionais eficientes promovem um maior acesso às páginas e redes das marcas e empresas. Dessa forma, aumentando as chances do site ser mais encontrado por meios de buscas como o Google.
Esse aumento de tráfego poderá ser orgânico, por meio de estratégias de SEO, ou pago, através de links patrocinados.
Melhora a relação com o cliente
Com formas de marketing eficientes, uma empresa consegue estabelecer um contato mais próximo com seus clientes. Isso é algo essencial nos dias de hoje, onde o contato próximo e a identificação com a marca fazem parte das ações de compra.
Dessa forma, quanto mais essa conexão entre marca e consumidor acontece, mais são as oportunidades que surgem para a empresa.
Vendas mais constantes
Já sabemos que quanto maior o tráfego de um site, melhor são as localizações da plataforma nos buscadores.
No caso de uma empresa de construção civil, clientes buscam por serviços de qualidade e que passem seriedade.
Quanto maior for investimento em marketing de conteúdo, maior será o acesso a essas páginas e o interesse no que a empresa oferece. Além disso, o negócio sai ganhando, não apenas pela reputação, mas pelos ganhos financeiros com mais clientes e oportunidades.
5 dicas de marketing para sua empresa
Veja abaixo algumas dicas essenciais para você começar a planejar sua estratégia de marketing, com foco no mercado da construção civil.
1. Criação de persona
Primeiramente, a criação de uma persona faz com que a empresa entenda com quem está falando e trabalhe melhor a comunicação. É importante coletar algumas informações de seus clientes, como:
- Idade;
- Gênero;
- Classe social;
- Localização;
- Hábitos.
A partir daí, elabore um personagem que englobe esses dados, buscando alcançar um modelo de cliente, o que te permite se comunicar mais assertivamente. Além de informações como canal mais apropriado de comunicação, preferências de conteúdo, horários e dias mais relevantes, etc.
Ou seja, é importante ressaltar também que o ideal é ter mais de uma persona definida, de forma a agrupar os principais públicos.
2. Produção de conteúdos humanizados
Lembre-se sempre de produzir conteúdos humanizados. Em um escritório de engenharia, é interessante que, além de obras, você apresente histórias de pessoas que estão por trás desse processo, como trabalhadores, clientes e terceiros.
Dessa maneira, esse é um dos preceitos do inbound marketing, uma forma de produção de conteúdo que foca em acompanhar as fases do processo de encantamento pela compra por parte de um cliente.
3. Foco na qualidade das mídias
As mídias que estiverem nas suas produções, como fotos, vídeos e áudios devem ser sempre apresentadas com qualidade, incorporando as melhores experiências de visualização.
Portanto, isso trará mais profissionalismo para a sua produção, além de encantar clientes pela parte visual e estética, essencial em processos de comunicação.
4. Investimento em anúncios pagos
Ferramentas de anúncios pagos, como instagram ads, são uma ótima maneira de iniciar campanhas de marketing. Esse ponto é ainda mais importante para empresas que estão começando nos meios digitais ou estão iniciando no mercado.
Com essa ferramenta, e um orçamento estipulado pela empresa, é possível alcançar o público-alvo correto para o seu negócio. Basta saber como produzir o anúncio e como pensar a organização dele em questão de distribuição, lembrando sempre do que foi definido na persona.
5. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima estratégia de marketing, visando aumento do público comprador e o número de acessos no seu site.
Dessa forma, no caso de uma empresa da construção, a produção de comunicações por meio do e-mail, também chamadas de newsletters, pode ser uma boa estratégia.
Nesse sentido, é quando contém conteúdos ricos e relevantes, essa estratégia pode promover uma relação de comunicação eficiente.
Conclusão
Em conclusão, alguns pontos que não podem ser esquecidos são a definição da persona, tendo em vista que este será seu guia para direcionar os conteúdos, além de estratégias orgânicas e pagas para melhorar a visibilidade do seu site.
Por fim é importante diversificar as mídias e campanhas, explorando todas as possibilidades (email, redes sociais, blog).
Utilizando o caminho certo para produzir sua campanha de marketing, sua empresa poderá aumentar sua tabela de clientes, ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais reconhecido pelo seu público.
Por isso, comece já a colocar suas estratégias de marketing em prática e garanta mais oportunidades de crescimento para o seu negócio!