Por que o atendimento personalizado é tão importante em um negócio?
Por: Prática Engenharia - 30 de Outubro de 2020
Há dois tipos de atendimento — o padronizado e o personalizado. O atendimento padronizado tem uma estrutura rígida que deve ser fielmente seguida. Já o atendimento personalizado se ajusta às demandas e escolhas de cada cliente. A questão é: por que o atendimento personalizado é tão importante?
Existem muitas razões, que serão apresentadas nos tópicos seguintes. Uma delas é que esse tipo de atendimento resulta em uma relação mais próxima dos clientes e negociações do tipo ganha-ganha. Portanto, empresa e clientes são beneficiados.
Diante disso, explicamos os benefícios do atendimento personalizado, suas melhores práticas e como a tecnologia pode ajudar. Continue atentamente a sua leitura!
Vantagens do atendimento personalizado
Há tantos benefícios quanto pode-se imaginar. E é exatamente por isso que o assunto é importante para negócios da construção civil. O atendimento personalizado permite que a empresa mantenha o foco no cliente, não somente no processo. Dessa forma, pontuamos aqui algumas vantagens, veja:
- flexibiliza todo o atendimento;
- permite que a empresa atenda melhor seus clientes;
- gera mais satisfação no decorrer do processo;
- revela um DNA empresarial mais centrado no cliente;
- promove um grau maior de fidelidade;
- aumenta a atração de novos consumidores.
A satisfação com o atendimento promove lealdade à empresa. Dessa forma, faz com que os clientes atuem como promotores da marca e tragam novos consumidores ao negócio. Ou seja, há um efeito “bola de neve” bastante positivo neste caso.
Principais características de um atendimento personalizado
A principal característica é o foco no cliente, o que é uma tendência nos dias atuais. Ou seja, deve-se tratar o consumidor como prioridade, e não o fluxo de trabalho ou as políticas do negócio. Assim, invariavelmente, ele estará no centro e todas as ações atenderão sua demanda.
Além disso, outra característica importante é a venda. É fundamental que o cliente seja ouvido e a solução seja desenhada pensando no seu problema. Se o processo não considerar a necessidade dele, o resultado pode ser negativo. Assim, a imagem abaixo representa as diferentes perspectivas em relação ao entendimento das necessidades do cliente.
Logo, não adianta ter processos e uma estrutura empresarial robusta se não houver escuta ativa sobre as necessidades do seu cliente. Quando há alinhamento entre as expectativas do cliente e a entrega final da obra, maiores são as chances de novas indicações.
Além disso, é necessário dar mais atenção à jornada do cliente. Um atendimento personalizado avalia como os contatos dele com o negócio podem ser aperfeiçoados. Isso ajuda a garantir um atendimento melhor e customizado de ponta a ponta, bem como uma entrega dentro das expectativas do cliente.
Tecnologia como recurso essencial para o atendimento
Para que o atendimento personalizado ganhe vida e seja funcional, é importante contar com a tecnologia. Bons sistemas tornam a empresa de construção mais flexível, ágil e consistente.
Há soluções como o Mais Controle, que te dão a possibilidade de gerar relatórios e enviar ao clientes sobre o andamento das obras. Isso cria maior relacionamento e personalização no atendimento. Sem essas características, o atendimento personalizado não existe.
Portanto, concentre-se na escolha de um bom software para seu negócio. O ideal é que ele cubra diferentes tarefas, como o controle de orçamentos e o financeiro. Além disso, ele deve fornecer uma ótima relação custo-benefício, aumentando a competitividade da empresa.
Conclusão
Em conclusão, o atendimento personalizado gera maior relacionamento com os clientes e visa alinhar as expectativas entre as partes. Com clientes satisfeitos é maior a probabilidade de receber indicações, o que é ótimo para uma empresa da construção.
Agora que você está por dentro do tema, lembre-se sempre de que há muitas vantagens ligadas ao atendimento personalizado, como maior satisfação do cliente, sua fidelização e atração de novos consumidores.
Para promovê-lo, é importante investir em algumas características, como o atendimento consultivo, e adotar softwares específicos para isso.
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