Proposta de orçamento de obra no Word: como fazer e gerar credibilidade ao seu cliente?

Proposta de orçamento de obra no Word: como fazer e gerar credibilidade ao seu cliente?

Por: Prática Engenharia - 26 de Outubro de 2023

A contratação de uma obra na construção civil começa com a formalização do processo, deixando claro para ambas as partes o objetivo da obra.

Após isso, deve-se estipular prazo de conclusão e os custos envolvidos na execução das atividades, por exemplo. Pensando nisso, este texto mostra como a tecnologia pode facilitar essa etapa para a elaboração da proposta de orçamento de obra no Word.

Portanto, a seguir, você entenderá como fazer esse documento a partir dos modelos disponíveis no próprio programa.

Começando pela escolha de um modelo previamente salvo no programa e preenchendo as informações importantes antes de revisar o documento.

Além disso, você verá mais 2 alternativas para orçamento de obras melhores e mais profissionais para sua empresa! Vamos lá?

Pontos-chave

  • Como a tecnologia facilita a proposta de orçamento de obra?
  • Proposta de orçamento de obra no Word em 3 passos
  • Como escolher o modelo ideal de orçamento de obra no Word
  • Modelo de orçamento pronto
  • Solução Ágil e Profissional

Como a tecnologia facilita a proposta de orçamento de obra?

No setor da construção civil, a tecnologia facilita muitos processos internos e externos, através da automatização deles.

Programas como o Word, por exemplo, servem para editar documentos importantes para a execução de obras, como é o caso da proposta de orçamento.

Além disso, outras soluções tecnológicas, específicas para empresas da construção, projetam informações financeiras e administrativas em uma plataforma integrada, melhorando a gestão de custos.

Proposta de orçamento de obra no Word em 3 passos

Como dito, a tecnologia é uma excelente ferramenta de suporte para a gestão de empresas da construção.

Porém, fica a dúvida sobre como elaborar a proposta de orçamento de obra usando o Word, certo?

Por isso, preparamos um passo a passo para você editar um modelo personalizado usando essa fantástica ferramenta!

Escolher o modelo ideal de orçamento de obra no Word

O Word é um programa que apresenta diversas funcionalidades como é o caso dos modelos de orçamentos e propostas.

Dessa forma, essa ferramenta pode facilitar a emissão e edição de documentos no setor da construção civil.

Para acessar os documentos de orçamento disponíveis no Word, após abrir o programa, siga os passos a seguir:

1 – No menu principal clique para criar um “Novo” documento; 

2 – Digite no campo de busca os termos “Proposta” ou “Orçamento” para pesquisar os modelos existentes;

3 – Dentre os modelos existentes, escolha aquele que melhor se adapta ao seu negócio.

Preencher as informações mais importantes

O Word já oferece um modelo de proposta de orçamento, mas você deve conferir o que foi preenchido automaticamente no arquivo. E, dessa forma, adicionar os dados mais importantes.

Dados como, por exemplo, objetivo da contratação, prazo de validade da proposta e informações referentes à empresa e aos engenheiros envolvidos na obra.

Para essa etapa, separamos um vídeo para você no qual passamos algumas dicas para te ajudar a realizar uma boa orçamentação:

Revisar o documento antes de enviar ou imprimir

Antes de finalizar a edição do documento, é importante conferir todos os dados que foram preenchidos na proposta de orçamento.

Esse cuidado evita falhas operacionais, como erros de digitação, que podem comprometer a relação com o cliente.

Uma dica após revisar e ter certeza que a proposta está pronta para envio, é salvar o documento em arquivo PDF.

Isso é uma boa prática, pois o documento em PDF não pode ser editado e serve de registro da negociação.

Quer um modelo de orçamento pronto?

Agora você já sabe elaborar uma proposta de orçamento de  obra pelo Word. Porém, se você busca algo pronto e mais voltado para construção civil, temos uma alternativa para você.

Temos uma Planilha de Modelo de Orçamento de obras super detalhada e pronta para você usar.

Você só precisa seguir instruções contidas na planilha,  preencher as informações e o modelo está pronto para impressão.

Na planilha você tem:

  • Elaboração de orçamentos de custos por etapas de obra;
  • Com o orçamento, tenha o relatório de custos por etapa de obra;
  • Obtenha relatórios gráficos prontos para impressão, e muito mais.

Para baixar a planilha pronta para você usar, clique na imagem abaixo!

A solução mais ágil e profissional para sua empresa

Você entrou neste conteúdo buscando uma forma de elaborar orçamentos de obra pelo Word, mas principalmente com a intenção de gerar mais credibilidade ao seus cliente, não é?

Para isso, com certeza, a solução mais ágil e profissional para sua empresa é uma software de gestão de obras.

O Mais Controle, por exemplo, é uma solução mais robusta e profissional criada, especialmente, para pequenas e médias empresas da construção civil.

Orçamento de Obras

Através do sistema, você elabora orçamentos de obras completos com agilidade, utilizando Composições de Custos de Serviços e Insumos próprios ou da base Sinapi. 

Você, também, tem a visualização do seu orçamento por Etapas ou Itens na visão de custos ou de vendas com a aplicação do BDI.  

Outros benefícios do Orçamento pelo Mais Controle:

  • Importação de planilha de orçamento
  • Flexibilidade de BDI por item, etapa ou global
  • Visão de custos por grupo (Mão de Obra, Materiais, Equipamentos e Outros)

Proposta Comercial

A Proposta comercial de obra é totalmente integrada ao Orçamento. Dessa forma, após realizado o orçamento você pode emitir sua proposta em em 2 cliques, pronta para ser enviada para o seu cliente. 

Outros benefícios da Proposta comercial pelo Mais Controle:

  • Modelo personalizável
  • Integração com orçamento
  • Proposta pronta em 2 cliques

Conclusão

Neste texto, você viu como é fácil fazer a proposta de orçamento de obra utilizando os modelos existentes no programa Word.

Os modelos estão disponíveis gratuitamente e com ele o gestor deve apenas preencher as informações sobre cada obra.

Contudo, para melhorar o controle financeiro e administrativo na sua construtora, o melhor mesmo é usar um software, que reúne todas as informações do negócio em uma única plataforma.

Não espere mais para automatizar os processos administrativos e financeiros da sua empresa.

Agende uma demonstração do sistema Mais Controle e melhore a gestão da sua empreiteira ou construtora!

FONTE: https://maiscontroleerp.com.br/

WhatsApp Prática Engenharia
Prática Engenharia www.praticaengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×