Ergonomia na construção civil: entenda sua importância
Por: Prática Engenharia - 12 de Maio de 2023
Pode-se dizer que a ergonomia na construção civil desempenha um papel crucial para a segurança desses trabalhadores.
Vale ainda salientar que, aplicando esse conceito, haverá uma melhora significativa na produtividade, já que os pedreiros e serventes poderão trabalhar sem medo.
Neste post, abordaremos vários assuntos relacionados à ergonomia na obra.
Deseja saber mais sobre a ergonomia na construção civil? Continue a leitura!
O que é a ergonomia na construção civil?
A ergonomia na construção civil nada mais é do que um estudo e ações para que as pessoas possam trabalhar sem ter risco de se machucarem. Isso é realizado no espaço em que as pessoas irão trabalhar.
Muitas transformações e novas abordagens são feitas para que os trabalhadores tenham conforto, segurança e consigam, ao mesmo tempo, ser eficientes.
A ergonomia na construção civil, no Brasil, é regulamentada pela norma NR 17. Tal normativa é muito importante, pois a maioria das doenças de trabalho é causada devido à pessoa estar exposta a riscos ergonômicos.
E nesse quesito, a NR 17 se faz muito eficaz, dando a direção aos empresários sobre o que precisam oferecer, para que os funcionários tenham um ambiente de trabalho digno e uma melhor qualidade de vida.
Como aplicar e qual é a sua importância?
Com uma rotina de trabalho pesado e muitas vezes em meio a locais com sujeira e sujeitos a muitos riscos de saúde, a ergonomia é de suma importância para que os trabalhadores se mantenham saudáveis ao longo dos dias e dos anos seguintes.
E, para que seja implantada nas obras, é necessário seguir alguns passos. Veja a seguir quais são eles!
Siga as normas que regulamentam a ergonomia
O maior objetivo de todas as NRs é oferecer orientações trabalhistas para que a saúde e integridade dos trabalhadores possam ser mantidas enquanto estiverem no ambiente de trabalho.
E o ideal é procurar cada uma delas e seguir à risca as regulamentações, visto que dessa forma, todos os funcionários da área da construção civil estarão prevenidos de possíveis acidentes.
Divulgue a importância de seguir as orientações voltadas à ergonomia
Apenas aplicar a ergonomia na empresa não é suficiente. É necessário instruir os colaboradores sobre a real importância de seguirem as orientações.
Para isso, é possível oferecer treinamentos, espalhar cartazes e, se possível, colocar dados sobre a ergonomia em televisores e painéis.
Não se esqueça de promover a SIPAT
A SIPAT, abreviação que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Pode ser uma ótima opção para promover e divulgar dados sobre a prevenção de acidentes.
Promova palestras, lanches diferenciados e lembrancinhas que ajudem todos a se lembrarem da segurança no trabalho.
Elabore a AET (Análise Ergonômica do Trabalho)
Esse parâmetro faz parte da norma regulamentadora NR 17 e faz a análise de alguns aspectos, tais como:
- objetivo da ergonomia na empresa;
- a apresentação empresarial;
- o perfil dos funcionários;
- a organização do trabalho;
- as atividades e tarefas
- os fatores ambientais;
- o layout empresarial.
Entre os profissionais que podem fazer a análise ergonômica do trabalho estão médicos, fisioterapeutas e educadores físicos, todos com habilitação em ergonomia.
Selecione medidas mais urgentes
Na área da construção civil, máquinas como as betoneiras que misturam o cimento a outros itens para formar a massa têm substituído métodos tradicionais.
Entre os métodos citados, está a enxada com uma vasilha, em que mistura-se as substâncias para produzir o concreto. Essa é uma medida altamente eficaz e que mantém os funcionários mais saudáveis.
Porém, se houver a necessidade de ser de maneira mais braçal, não se esqueça de oferecer equipamentos de proteção individual, como luvas, capacetes, botas e estabilizadores de coluna.
Todos esses itens podem ser usados como EPIs de segurança e farão toda a diferença na vida dos profissionais.
Planeje e execute as medidas num prazo determinado
É preciso planejar, mas também é necessário ter prazos para colocar em prática todas as medidas.
No momento em que estiver fazendo o planejamento, a pessoa responsável já poderá determinar o prazo para que as medidas entrem em vigor.
Isso vale, por exemplo, para aquelas obras em que será necessário contratar outros equipamentos, como máquinas, tratores, furadeiras e serras.
Basta saber em que momento da obra se usará e já preparar a locação dos equipamentos.
Levante custos
Fazer o levantamento dos custos que a empresa terá para adquirir equipamentos ou para realizar os treinamentos é de extrema importância.
É preciso orçar todos os gastos e, em seguida, verificar qual é o valor disponível para isso. Tendo tudo isso na ponta do lápis, implantar a ergonomia na empresa será um verdadeiro sucesso.
Execute medidas ergonômicas
Para executar as medidas ergonômicas adotadas pela empresa, é possível propor aos funcionários que façam pausas regulares durante a jornada de trabalho.
Outra maneira é ajustar os equipamentos para que a pessoa não fique com as costas curvadas enquanto está trabalhando.
Também existe a possibilidade de auxiliar dando dicas de como se agachar para pegar o cimento e como se levantar, para evitar lesões.
Quais são as vantagens de preservar a saúde e bem-estar dos trabalhadores com a ergonomia?
Existem inúmeros benefícios que as empresas que adotam a postura de ergonomia recebem ao realizar tal procedimento. Entre eles podemos destacar:
- melhora da relação com o colaborador;
- preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores;
- aumento da produtividade;
- melhoria da qualidade do trabalho;
- redução de custos;
- aumento dos lucros.
Essas são apenas algumas das vantagens encontradas por aquelas construtoras que pensam na segurança dos seus colaboradores.
Então, agora que você já sabe o que é ergonomia na construção civil, não deixe de aplicar todos os conceitos estudados aqui no seu dia a dia.
Sua empresa terá funcionários felizes e que trabalham conscientes de que estão usando técnicas que os manterão saudáveis por um longo período, sem que adquiram doenças relacionadas à sua profissão.