NBR 12655: entenda o que é e como a norma mudou a vida do gerente de obras
Por: Prática Engenharia - 18 de Julho de 2017
A qualidade dos materiais e das técnicas utilizadas na construção civil precisam respeitar as normas existentes, sem se esquecer das exigências do mercado consumidor. Em meio a esse cenário, a norma brasileira NBR 12655, no ano de 2015, passou por um processo de revisão e ganhou mais notoriedade e visibilidade.
Então, um profissional que deseja otimizar seu tempo e entregar empreendimentos de qualidade deve conhecê-la e colocar em prática suas recomendações.
No nosso post de hoje, você vai entender as principais informações sobre essa norma. Continue sua leitura e confira:
- O que é a NBR 12655?
- Qual é a importância da NBR 12655?
- O que mudou na vida de um gerente de obras com a norma
- Conclusão sobre a NBR 12655
O que é a NBR 12655?
Em 1996, a NBR 12655 – Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle e Recebimento – foi lançada e mudou o panorama da construção civil em nosso país.
Como no Brasil a maioria das estruturas residenciais e empresariais utilizam o concreto como principal insumo, sua qualidade e condições de uso foram regulamentadas com seu lançamento.
Essa norma determina os requisitos para o preparo, a composição química e o controle tecnológico do concreto fresco e endurecido. Além disso, ela determina os critérios para a aceitação ou não de um concreto a se utilizar em uma obra.
Portanto, lembre-se que ela se aplica aos concretos de massa específica normal, dos mais pesados ao mais leves, quando utilizados em estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas ou moldadas em um canteiro de obras.
Em outras palavras, a NBR 12655 é uma importante ferramenta para um gerente de obra. Pois ao utilizá-la, esse profissional pode basear suas decisões em parâmetros amplamente discutidos pelos maiores especialistas desse assunto.
Com o passar dos anos, os procedimentos foram evoluindo, e, em 2015, ela sofreu sua última alteração.
Qual é a importância da NBR 12655?
Como dito anteriormente, a atuação de um engenheiro civil deve se basear em conceitos sólidos e corretos, fazendo com que esse profissional possa exercer suas funções da melhor maneira possível.
Respeitando às exigências normativas, ele presta um serviço de qualidade e se resguarda de quaisquer problemas futuros. Portanto, se você quer gerir melhor sua empresa, baseie suas atitudes nessa e em outras normas existentes para a construção civil.
O que mudou na vida de um gerente de obras com a norma
Nessa última atualização, os seguintes critérios foram mudados ou acrescentados:
- Compatibilização com outras normas que complementam seu escopo, como a NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – e a NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimentos;
- Aprimoramento das tabelas referentes à incidência de sulfetos e sulfatos;
- Alteração dos requisitos de durabilidade, informando os cuidados levados em consideração na hora de projetar e executar obras em regiões sujeitas à águas agressivas.
- Melhorias no texto referente ao aceitamento do concreto numa obra, fazendo referência às exigências de recebimento e do abatimento do concreto antes de sua utilização.
Conclusão
Em conclusão, as normas regulamentadoras existem para padronizar e assegurar a qualidade do serviço prestado por um engenheiro civil. Em 2015, se atualizou a NBR 12655 para atender avanços tecnológicos e garantir a produção e utilização de concreto adequado às necessidades.
Agora, que você já a conheceu, assine a nossa newsletter e acompanhe nossos outros lançamentos que vão mudar a maneira como você realiza a gerência de seu negócio!