Planilha para o orçamento de obras: Entenda os problemas em utilizar
Por: Prática Engenharia - 23 de Outubro de 2023
Mesmo parecendo uma estratégia de organização boa, usar uma planilha para o orçamento de obras traz riscos para o seu empreendimento.
Riscos esses, que podem estar relacionados à prejuízos financeiros, atrasos, perda de informações, etc.
Isso por conta de alguns motivos, como: dados importantes colocados de lado e a falta de automação que apresente de forma objetiva e correta os valores finais. Ou seja, não é a melhor alternativa para o seu projeto.
Sabendo da importância em tornar projetos mais eficientes, é preciso entender como fazer o planejamento de orçamento de forma precisa. Do contrário, podemos ser pegos de surpresa com custos que não estavam previstos.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas explicações de por que você deve evitar utilizar esse recurso. Então, se ficou interessado, continue a leitura e confira o material até o final!
Conheça alguns riscos de utilizar a planilha para o orçamento de obra
Trabalho manual
O uso da tecnologia como alternativa para automatizar alguns serviços não virou uma tendência à toa.
O ser humano, por natureza, é falho e essas falhas podem prejudicar serviços que necessitam de atenção, como é o caso das planilhas.
Isso porque elas apresentam uma quantidade enorme de informações — principalmente relacionado ao orçamento de custos de obras, que podem acabar se perdendo em uma planilha de papel ou até mesmo digital.
Logo, o principal motivo para você não utilizar esse recurso na construção são as chances de erros que podem ocorrer.
Atraso
Um fator que está relacionado ao primeiro item apresentado é o atraso das obras. Isso porque, utilizando planilhas, informações podem passar despercebidas como uma vírgula fora do lugar no quantitativo, por exemplo.
Gerando assim, a paralisação de uma etapa, e consequentemente, atraso do prazo de entrega do empreendimento.
Segurança
Quem elabora planilhas para o controle de orçamento de obras, geralmente, reaproveita um modelo de planilha já existente.
No entanto, essa prática pode gerar algumas confusões, fazendo com que o gestor embaralhe alguns dados.
Além disso, a falta de segurança com informações toma tempo do gestor, que precisará dedicar seu tempo para conferir dados.
Qualidade das informações
Quando utilizamos planilhas para executar o orçamento de obras, um dos maiores riscos ligados a essa prática está na qualidade dos dados.
Em outras palavras, planilhas podem não ser a melhor opção para dar ideias ligadas aos orçamentos. Como, por exemplo, a riqueza das informações de custos fixos ou variáveis e o detalhamento de cada insumo presente no orçamento.
Pensando que devemos analisar o resultado geral de um projeto, a falta do entendimento desses detalhes pode causar surpresas futuras.
Entenda como fazer um orçamento de obras
Antes de mais nada, já entendemos que uma planilha para executar o orçamento de obras não é realmente efetiva para a gestão do projeto.
Por esse motivo, devemos buscar soluções que tornem esse planejamento mais estratégico e efetivo.
A cada dia que passa, a tecnologia ganha ainda mais papel no desenvolvimento do setor de construção civil.
O sistema de gestão
Com um sistema de gestão, por exemplo, temos uma visão geral sobre o andamento da obra, entendendo quais são as possíveis entradas e saídas que impactam diretamente no orçamento.
Da mesma forma como na análise de fornecedores de matéria-prima demandada, custos fixos e despesas operacionais, entre outros.
Os dados gerados em relatórios devem apontar quais são os grandes pontos de atenção, dando margem para tomadas de decisão diretamente ligadas ao sucesso do projeto. Portanto, é fundamental investir em maneiras de criar o orçamento de obras com mais precisão.
Essa é a ideia de utilizar um sistema de gestão integrado que controla, além dos orçamentos, a área financeira e a evolução das obras.
Além de ser muito mais eficiente, o uso de sistemas otimiza a gestão e enriquece a produtividade. Esses também são fatores ligados ao sucesso da obra.
Entenda como apresentar o orçamento de obras
É importante que um orçamento de obra seja gerado e revisado por um profissional experiente. No caso de ser um escritório contratado para o desenvolvimento do orçamento vale alinhar as expectativas entre o investidor e o orçamentista.
Para evitar dificuldades na interpretação desse orçamento, é fundamental que as informações sejam claras.
Assim sendo, com suporte de uma ferramenta que permita gerar dados, estatísticas e análises sobre o orçamento, é muito mais fácil de fazer a apresentação e explicar o que cada parte está direcionando.
Conheça a melhor solução para orçamentos de obras
Mesmo as planilhas sendo uma solução tecnológica, elas não são tão fáceis de usar. Isso ocorre devido aos possíveis problemas advindos da sua utilização e complexidade.
Porém, com o avanço dos sistemas de gerenciamento, ferramentas surgiram dando segurança e agilidade aos processos de orçamento de obras.
Uma dessas ferramentas é o software Mais Controle, que realiza a gestão de forma on-line para empresas de construção civil. Além de simples de controlar, o programa é totalmente eficiente, garantindo total organização das finanças da empresa.
Conclusão
Em suma, o uso de uma planilha para orçamento de obra pode causar diversos problemas para a sua empresa.
Assim, na hora de escolher a ferramenta para ajudá-lo na gestão dos empreendimentos, conte com um software desenvolvido para essa função.
Caso tenha se interessado pelo assunto, confira esse ebook que sobre orçamento de obras que preparamos.
Se você ficou interessado em adquirir um software para melhorar a qualidade e agilidade dos processos financeiros da sua obra, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre o nosso produto!
Fale já com um de nossos Consultores e veja como podemos te ajudar!
Quer saber mais sobre gestão de obras? Confira nosso blog!