Tabelas de preço da construção civil: quais são e como utilizá-las
Por: Prática Engenharia - 18 de Setembro de 2023
Na maioria das vezes, antes de iniciar uma obra, as pessoas buscam saber quanto irão gastar com a construção. Com os preços elevados, nada mais importante do que ter uma noção do quanto será preciso. As tabelas de preço da construção civil foram criadas pensando nisso.
Com elas é possível ter uma ideia de quanto será necessário desembolsar até o final da obra. E a construtora que disponibiliza esses cálculos aos clientes, com certeza estará um passo à frente da concorrência.
Quer saber mais sobre as tabelas de orçamento da construção civil? Continue a sua leitura e confira:
- O que são as tabelas de preço da construção civil?
- A importância das tabelas para o planejamento das obras
- As 3 principais tabelas de preço dentro da construção civil
- Onde é possível encontrar as tabelas de preço?
- Passo a passo de como usar as tabelas na construção civil
- Conclusão
O que são as tabelas de preço da construção civil?
As tabelas de preços, nada mais são que documentos esparsos, fornecidos por instituições governamentais e disponibilizados aos construtores.
Elas possuem metodologias distintas umas das outras, e por essa razão é preciso fazer muita pesquisa para encontrar a ideal.
Existe ainda o CUB (Custo Unitário Básico) que também é um indicador muito usado na construção civil. Ele serve para se obter uma estimativa de valores que serão usados em uma obra.
Vale ainda salientar, que o custo do metro quadrado no ano de 2023, é em média R$1.706,50, conforme o INCC/SINAPI (Índice Nacional da Construção Civil).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou os dados.
A importância das tabelas para o planejamento das obras
As tabelas servem como um norte tanto para as pessoas que desejam construir, como para os construtores e pedreiros.
Tais profissionais, são frequentemente questionados sobre qual será a média de valor gasto pela pessoa que deseja fazer a obra.
Por isso, sabendo o custo por metro quadrado, a pessoa poderá se planejar financeiramente para os gastos que terá.
Todos os meses é possível pegar as tabelas com dados atualizados e as fontes mais confiáveis são as que contém informações oficiais.
As 3 principais tabelas de preço dentro da construção civil
É possível acessar as tabelas gratuitamente e elas são repletas de funcionalidades que facilitam o dia a dia dos orçamentistas, empresas do ramo da construção civil, especialmente dos donos da obra. A seguir, confira os principais tipos de tabela.
1. Tabela de Composição de Preços para Orçamentos (TCPO)
Essa é uma tabela na qual é possível encontrar muitas composições de serviços medidos por unidades como quilos ou metros quadrados. Tal documento descreve todos os materiais e as horas de trabalho necessárias para ser feito um determinado serviço.
Esse modelo é produzido pela Pini, uma empresa que faz pesquisas e que obtém informações para o setor da construção civil. As principais vantagens desse tipo de documento são:
- Diminui as possibilidades de ocorrerem erros nos orçamentos;
- Permite maior facilidade no planejamento das obras;
- Facilita a composição de preços das obras;
- Oferece informações confiáveis para uma melhor tomada de decisão;
- Traz maior segurança ao orçamentista na hora de oferecer as informações;
- Permite uma maior economia devido à lista de insumos com os valores de cada um.
Sendo assim, essa é uma ótima tabela de preços da construção civil.
2. SICRO (Sistema de Custos Referenciais de Obra)
O TCU (Tribunal de Contas da União), possui regras para a elaboração de serviços de engenharia e de orçamentos de obras. Existem tabelas gerenciadas pela Caixa Econômica Federal (SINAPI) e a SICRO, administrada pelo DNIT.
Sendo assim, pode-se dizer que a tabela SICRO, é uma listagem simples de preços de serviços e materiais. Ela serve para nortear um mercado justo na área da construção, pois exige em seu uso uma concorrência leal em processos de licitações.
Dessa forma, a base de preço para o cálculo de um orçamento é a mesma para todos. Entre os benefícios de usar a tabela SICRO, podemos citar:
- Garantia de melhoria na qualidade dos processos de licitação para construção civil;
- Transparência nas informações;
- redução no tempo para elaborar o orçamento de obras;
- Importante ferramenta contra fraudes nas licitações.
Na hora de calcular, os profissionais consideram fatores como a variação de preços e o aumento da oferta de insumos. Portanto, pode-se afirmar, que a tabela SICRO, padroniza todo e qualquer procedimento nas obras.
3. SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil)
A Caixa Econômica Federal produz a SINAPI, juntamente com o IBGE, e tem como principal meta, oferecer relatórios mensais com os preços praticados no mercado para os setores de habitação, infraestrutura e saneamento básico.
Entre as informações encontradas no documento, podemos citar:
- Preços da área da construção civil;
- Valores de materiais;
- Valores de mão de obra;
- Preços da compra ou aluguel de máquinas e equipamentos.
Atualiza-se todos os meses os valores dos itens listados, já que a Caixa e o IBGE fazem uma pesquisa de mercado, para manter as informações fidedignas.
Por isso, tabela é disponibilizada no site da SINAPI e são milhares, e até milhões, de itens atualizados mensalmente. Por essa razão, a tabela tornou-se uma das principais ferramentas para a realização de orçamento.
Onde é possível encontrar as tabelas de preço?
Os construtores tem a possibilidade de baixar as tabelas pela Internet.
Pode-se usar a média de preços para construções variadas, como de casas, empreendimentos industriais, empresas, salas comerciais, imóveis com mais andares e todo tipo de construção.
Passo a passo de como usar as tabelas na construção civil?
Primeiramente, é necessário baixar a tabela, caso queira fazer os cálculos por meio do arquivo digital.
Procure no Google a tabela desejada e role a barra de ferramentas até encontrar as palavras “referências de preços e custos”.
Em seguida, procure pelo seu Estado. Depois, basta clicar na tabela mais atualizada. Escolha entre a tabela desonerada e não desonerada.
Portanto, a maioria das construtoras usa a não desonerada. Então, é só clicar em fazer download.
A tabela de custos sintéticos, apresenta os itens e ao seu lado tem um código e com eles pode se analisar as informações técnicas.
É possível olhar o item execução de alvenaria de vedação, por exemplo, na tabela sintética.
Assim que achar o código desse item, é preciso pegá-lo e procurar na tabela de composições analíticas. Quando encontrar, você vai poder ver quais são os itens usados para compor o objeto deste código.
Panorama do Material e Mão de Obra
O panorama é do material e mão de obra, como pedreiro, argamassa, etc. Os números aparecem mais ou menos assim:
- 0,0273300 multiplica por 1000 – assim você vai saber quantos blocos cerâmicos são necessários, que serão, nesse caso, cerca de 28 blocos;
- Ao lado, na mesma tabela você poderá ver que o custo do milheiro, por exemplo, em média é de 710,00. Pega-se os 0,0273300×710,00 = 19,23, que seria o valor a se gastar, com a compra de 28 blocos. Tudo isso, referente a 1 metro quadrado.
E, assim por diante, até encontrar os gastos com todos os itens que estão dentro da execução de alvenaria de vedação.
A tabela também mostra quantas horas são necessárias para realizar os trabalhos, tanto do servente como do pedreiro.
Sendo assim, primeiro é necessário olhar a tabela sintética e depois a analítica para ver a composição.
Em seguida, é preciso analisar os coeficientes e os valores que as tabelas oferecem e assim os custos estarão todos prontos para colocar no orçamento.
Conclusão
Agora você já sabe o nome de algumas das tabelas de preço da construção civil.
Por isso, não deixe de conversar com profissionais de empresas especializadas em orçamentos, que podem te auxiliar a entender como calcular usando esses documentos.
Dessa forma, você poderá passar as informações de orçamentos mais precisas para os seus clientes.