Gestão da qualidade para melhoria contínua na Construção Civil
Por: Prática Engenharia - 22 de Janeiro de 2018
Sabemos que, no mundo dos negócios, a estagnação pode ser considerada muito perigosa. Com um mercado extremamente dinâmico, o gestor que não se atualiza e a empresa que não acompanha as novidades — sejam estratégicas ou tecnológicas — estão fadados a serem deixados para trás. E para que isso não ocorra é importante entender como funciona a gestão da qualidade na construção civil.
Assim, a melhoria contínua é a sistematização do método de gestão de empresas, que mantêm círculos virtuosos de crescimento, inovação e redução de custos. Existem peculiaridades quanto à via americana (PDCA) e à japonesa (Kaizen), mas ambas ajudam a organização a se tornar eficiente e a se superar a cada dia.
Para a construção civil, especificamente, essa melhoria contínua pode tirar a empresa de um padrão de obras atrasadas, retrabalho, e orçamento estourado, levando-a à pontualidade, precisão e diminuição de gastos.
Contudo, na hora de implementá-la muitos gestores não sabem, exatamente, por onde começar ou como realizar todas as etapas. Afinal, os dados estão dispersos, e uma análise global é muito trabalhosa e demorada de se aplicar no dia a dia.
Pois é aí que entra a gestão de qualidade! Neste post, veremos como fazer essa gestão e os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio. Continue lendo e confira!
Por que você deve se preocupar com a gestão da qualidade?
Na construção civil, a gestão da qualidade é um conjunto de atividades que ajuda a padronizar processos e serviços. Ela foi desenvolvida com o objetivo de elevar o padrão das construções. De forma a impactar nos custos dos projetos, respeito aos prazos e orçamentos, além de, é claro, na satisfação do cliente.
Para tal, ela se dedica ao controle do avanço físico das atividades, alocação de recursos, distribuição de mão de obras, gestão de compras e controle de estoques, e muito mais! Esse assunto não é novidade nenhuma no mercado. Tanto que já existem várias normas que ajudam na aplicação de um bom controle de qualidade — a mais famosa, é a ISO 9001.
No entanto, algumas atividades da sua gestão de obras podem servir como um pontapé inicial para a sua gestão da qualidade. Vamos conhecê-los?
Planejamento estratégico
O objetivo da gestão de qualidade é maximizar a potencialidade de todos os setores da organização. Para isso, é preciso, antes de tudo, descobrir o que não está funcionando.
Identificar as causas de atrasos, gastos extras e problemas comuns na construção te ajudará a enxergar as suas prioridades. A partir de então, pode-se traçar metas financeiras e afixar prazos realistas e otimizados.
Ainda assim, isso só será possível com documentação abrangente e acessível de todos os processos administrativos e práticos. Afinal, é preciso centralizar e sistematizar os dados para que se consiga trabalhar com agilidade e evitar erros de transcrição ou perda de informação.
E as ferramentas digitais de gestão são infinitamente superiores ao papel para realizar essa função, permitindo a fácil visualização de todo o conteúdo, em diversos aparelhos e com atualizações em tempo real.
Treinamento e auditoria
A qualidade advém do planejamento e da capacidade de realização. Do contrário, um trabalhador mal preparado ou mal orientado pode causar prejuízos muito além dos gastos de treinamento prévio e de reciclagem.
Por isso, faça a sua equipe se sentir valorizada e recompense resultados positivos, o interesse em contribuir e a dedicação para o autoaprimoramento.
Ofereça bonificações e a possibilidade de ascensão dentro da empresa. Também, implante a excelência na cultura empresarial e incentive que cada indivíduo esteja sempre à procura de formas de melhorar a sua contribuição para o todo.
Além disso, auditorias internas e externas lhe servirão tanto para melhorar o seu planejamento quanto para avaliar o desempenho dos trabalhadores e o andamento da obra. Mais uma vez, informação é o grande trunfo da melhoria.
Investimento em tecnologia
Além dos softwares de gestão desenvolvidos especialmente para a construção civil, um gestor de qualidade deve estar sempre atento às demais novidades tecnológicas do setor. Pense bem: se você pode fazer com mais agilidade e segurança e menos sujeira e desperdício, por que insistir no obsoleto — ainda que tenha mais domínio sobre ele? Inove!
Planejamento, capacitação, retroalimentação e ferramentas adequadas. Canalizando sua gestão para esses pontos-chave, em pouco tempo você atingirá a excelência em todos os setores da sua empresa!
Enfim, como vimos, a gestão de qualidade é mais do que uma ideia, é uma forma concreta de aumentar a produtividade, a economia e os lucros.
Como o Mais Controle pode ajudar você?
O Mais Controle é um software focado na gestão de obras. Sua missão é simplificar a gestão de obras através da integração de processos e a emissão de relatórios. Oferecendo para você as ferramentas necessárias para a automação de tarefas, e otimizando o tempo gasto com atividades repetitivas.
Além disso, o Mais Controle possui um módulos voltados para:
- elaboração de orçamentos;
- propostas comerciais;
- curva ABC;
- cronograma físico financeiro;
- Relatório Diário de Obras;
- cotações;
- gestão de compras e muito mais!
Todos elaborados por profissionais dedicados a ajudar você a cumprir prazos, orçamentos e zelar pela qualidade de suas obras. Outra vantagem do Mais Controle é a variedade de planos e preços , desenvolvidos para atender empresas com diferentes portes e necessidades.