Como um sistema de gestão ERP pode melhorar os resultados da sua empresa?
Por: Prática Engenharia - 02 de Janeiro de 2018
Do inglês Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa), ERP é um termo utilizado para descrever os softwares que auxilia as organizações no que se refere ao gerenciamento do negócio.
Contas a pagar e receber, compras, vendas, emissão de notas fiscais, controle de estoque e da folha de pagamento dos funcionários são apenas algumas das funções que podem estar inseridas nesse tipo de solução.
Dito isso, vamos agora ao que importa: como um sistema de gestão ERP pode melhorar a performance da sua empresa. Ficou curioso? Quer saber? Então vamos lá!
1. Padronizando os processos
Por estender a visão do negócio em um único lugar e de forma sistêmica, é possível a padronização dos processos. Nesse sentido, o ponto a destacar é que um sistema de gestão ERP otimizará o fluxo de informações, contribuindo para a qualidade e a eficiência organizacional.
Ter os processos padronizados é o primeiro passo para a melhora da sua produtividade, lembre-se disso. Pense bem: você acha que as atividades manuais e os registros desorganizados trarão os resultados que tanto se espera? É claro que não!
2. Facilitando o gerenciamento das informações
Outro ponto que merece se ressaltar é a facilidade para gerenciar as informações. Entenda que, ao utilizar um ERP na sua empresa, você poderá controlar todas as obras e/ou serviços de maneira individual, mas tudo no mesmo ambiente (painel de controle).
Desse modo, evita-se a perda de informações e os erros que podem ser cometidos pela falta desses dados, um problema bastante recorrente no setor de construção civil.
3. Organizando o fluxo de caixa
Um sistema de gestão ERP também organizará o seu fluxo de caixa. Aqui, isso será visto pela estruturação das obrigações no que corresponde às contas a pagar e receber.
Teoricamente, os resultados financeiros são mais positivos quando as entradas e saídas de caixa são bem gerenciadas, desconsiderando, obviamente, os fatores de mercado.
4. Controlando os custos com materiais e mão de obra
Sem a menor sombra de dúvidas, uma das grandes vantagens que você obterá ao aderir a esse tipo de software é a visão clara e completa dos custos com materiais e mão de obra.
Em razão de suas funcionalidades, todos os gastos e despesas estarão ao seu alcance, de forma simples e prática, isso lhe permitirá entender o que pode se cortar ou apenas reduzir, por exemplo.
5. Agilizando as rotinas administrativas
Por último nessa lista, mas não menos relevante, está a agilidade nas rotinas administrativas. Em virtude de todos os benefícios apresentados até aqui, é nítido que você otimizará o seu tempo e consequentemente tornará a sua empresa mais eficaz.
Conclusão
Enfim, se há um setor que tem muito a ganhar com um sistema de gestão ERP é o da construção civil. Além de melhorar a sua performance, colocará o seu negócio em um novo patamar de atuação.