Conheça as tendências das construções do futuro
Por: Prática Engenharia - 02 de Agosto de 2021
Utiliza-se o termo construções do futuro para identificar obras que utilizam modernas técnicas inovadoras de gerenciamento de obras.
Este artigo abordará esses aspectos que estão mudando a forma como se atua em um canteiro de obras. Ao ler o texto, você conhecerá as principais novidades do setor, como o BIM e o recente Wearables. Além disso, saberá como se preparar adequadamente para participar dessa mudança disruptiva de modo a aumentar o faturamento de sua organização. Pronto para a leitura? Então prossiga!
Quais são as principais tendências das construções do futuro?
Existe uma infinidade de novas tecnologias aplicáveis ao setor de construção civil. Acompanhe a seguir as principais.
BIM ou Modelagem da Informação da Construção
Talvez essa seja a maior tendência recente da construção que é a mais seguida ultimamente. Trata-se de uma técnica de modelagem que considera os dados gerados durante o planejamento do empreendimento. Assim, é possível simular diversos cenários do início ao fim da obra, ocasionando uma condução de obra muito mais assertiva e eficiente.
Esse processo é denominado BIM ou Modelagem da Informação da Construção. A metodologia envolve tecnologias, ferramentas e contratos para o gerenciamento de representações digitais de aspectos funcionais e físicos das construções. Esse tipo de modelagem trabalha modelos 3D fiéis ao produto final e fáceis de assimilar.
BIMs são arquivos que podem ser colocados em redes, trocados ou extraídos para as tomadas de decisões sobre ativos construídos. Eles ultrapassam a representação visual, visto que apresentam os dados e outros fatores que influenciam o planejamento e andamento do empreendimento.
A tecnologia apoia os profissionais na hora de fazer o orçamento das obras, estima os valores dos projetos em todas as fases, desde o início, execução e conclusão. Com BIM, gestores, engenheiros, projetistas, e contratantes interagem entre si, trocam opiniões e tomam decisões baseadas em um modelo virtual.
Estruturas mistas de concreto e aço
A técnica é conhecida pelo termo steel frame e é referente à união de aço e concreto na construção de um empreendimento. Primeiramente, confecciona-se toda a estrutura da obra moldando a frio os perfis metálicos. Após feita, o “esqueleto” está pronto para receber as paredes que podem ser fabricadas em drywall ou mesmo com duplas camadas de concreto pré-montadas.
Automação dos processos
Cada vez mais utilizados nos canteiros de obras, os softwares de gestão ERP ajudam na organização de todos os processos necessários para a construção de um empreendimento. Com eles, é possível contar com módulos de organização de rotinas, além de ter acesso mais rápido a informações precisas, o que melhora a tomada de decisão. Realiza-se por meio de automação, fluxos e demonstrativos financeiros, além da geração de relatórios automáticos para acompanhar o progresso da obra.
Wearables
Esta é a tendência mais revolucionária presente nos canteiros atualmente. Trata-se de uma tecnologia composta por diversos sensores que são instalados nos equipamentos de trabalho dos funcionários. Isso permite a coleta de vários dados de monitoramento que contribuirão para a redução de tempo e mais segurança no trabalho. Alguns exemplos de Wearables são: capacete inteligente com controle de quedas, óculos 3D para revisão de projetos e até mesmo sensores que preveem gases tóxicos no canteiro de obras
Sustentabilidade
As atividades da construção civil geram entulhos e resíduos nos canteiros de obras, uso elevado de energia elétrica e extração de matéria-prima. Implementar práticas sustentáveis nesse ramo é uma possibilidade de eliminar os impactos negativos causados ao meio ambiente. O conceito garante que se efetue ações antes e após as construções.
A sustentabilidade é uma tendência para os próximos anos para as atividades da construção civil. Esse setor vai influenciar positivamente outros segmentos e empresas, pois os seus projetos sustentáveis e práticas são bastante visíveis para a sociedade. A aplicação desse conceito permite a redução dos desperdícios e um melhor aproveitamento dos recursos.
As práticas sustentáveis proporcionarão qualidade de para as construções do futuro e oferecerão viabilidade econômica aos empreendimentos. Diversos materiais já começaram a ser reutilizados e várias alternativas vêm sendo analisadas para diminuir a exploração dos recursos naturais. As empresas também já avaliam e implementam formas de economizar energia elétrica para atender questões éticas e ambientais.
Capacitação de mão de obra
Outra tendência para os próximos tempos é o investimento constante em treinamentos e capacitação da mão de obra. Conforme a demanda cresce na construção civil, os trabalhadores precisam se qualificar para atender as necessidades das empresas. As construtoras precisam investir no desenvolvimento de todos os departamentos, sem excluir qualquer cargo.
Daqui para frente, será necessário que os colaboradores realizem treinamentos periódicos para acompanhar as tendências. As novas tecnologias exigem aprimoramento dos profissionais que executam tarefas complexas. Materiais vêm surgindo para se utilizar em acabamentos, estruturas e fundações, razão pela qual os trabalhadores precisam de instrução contínua para a execução das tarefas.
Nas edificações do futuro, estarão presentes no mundo inteiro: visualização interativa do projeto por meio da realidade virtual, a impressão 3D para a criação de peças de concreto e maquetes, integração entre máquinas, equipamentos e pessoas com o auxílio da Internet das Coisas, assim como a utilização de BIM e de Digital Twin.
Pré-fabricação
A pré-fabricação é a tendência que, em breve, vai liderar a construção civil em função dos problemas contemporâneos. Esses componentes e sistemas pré-projetados são um caminho inteligente e eficaz. É uma maneira mais fácil de simplificar e acelerar os processos construtivos, com a produção de elementos em massa dentro de fábricas e montagem no local final.
Os componentes pré-fabricados conferem velocidade, reduzem a complexidade dos processos, proporcionam economia de energia, dinheiro e insumos. A pré-fabricação será uma excelente solução, proveniente da industrialização, diminuirá o preço das casas e apartamentos, bem como possibilitará a implementação de projetos arquitetônicos. Ela trará uma mudança de paradigma que revolucionará as edificações.
Como se preparar para as mudanças vindas com as construções do futuro?
Com tantos avanços tecnológicos, não pode ser crível ficar de fora dessa grande oportunidade. No entanto, é preciso conhecer as novas técnicas desenvolvidas antes de adotá-las. Caso contrário, o investimento pode não se mostrar tão vantajoso.
Por isso, busque se informar ao máximo antes. Existe muita informação na internet e uma forma mais incisiva de participar desse meio é buscando eventos no setor, bem como entrando em contato com os fornecedores dessas tecnologias.
Conclusão
As construções do futuro já são uma realidade e estão presentes no dia-a-dia de muitas empresas da construção. Ainda que não sejam totalmente vistas pela maior parte da sociedade, diversas empresas estão colocando em prática as modernas técnicas e alcançando resultados muito positivos.
Técnicas como utilização de BIM, Wearebles e sistemas construtivos inovadores tem trazido resultados positivos para as empresas que já os utilizam. Por isso, é importante acompanhar a evolução do setor para investir no que há de mais moderno e funcional. Somente assim é possível atender cada vez melhor às novas demandas do mercado.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe o artigo com seus conhecidos nas redes sociais!