Conheça cinco grandes obras da engenharia civil no Brasil
Por: Prática Engenharia - 07 de Maio de 2018
Estas grandes obras da engenharia civil mostram porque a engenharia civil brasileira é hoje reconhecida pelo conhecimentos técnicos e pela eficiência, o que ajudará a alavancar este mercado. Dessa forma, ao longo deste artigo você conhecerá algumas dessas maravilhosas construções. Boa leitura!
Complexo Hidrelétrico de Itaipu
A ideia da construção de uma hidrelétrica no Rio Paraná com participação do Brasil e do Paraguai surgiu nos anos 60, mas só em 1973 os dois países assinaram o Tratado de Itaipu, criando a usina. Sendo assim, as obras se iniciaram em 1975 e finalizaram em 1982.
A construção do Complexo demandou o empenho de mais de 40 mil trabalhadores. Assustador, não é? Então confira outros números grandiosos envolvendo sua construção:
- 12.570.000m³ de concreto, suficientes para construir 210 estádios como o Maracanã;
- aço o bastante para construir 380 Torres Eiffel;
- volume de terra e rochas escavadas 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel;
- 50 milhões de toneladas de terra e rochas usadas para desviar o curso do Rio Paraná;
- barragem com comprimento total de 7.919 metros;
- barragem principal de 196 metros de altura.
Desde sua inauguração, em 1984, a usina de Itaipu produziu mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora, gerando inúmeros benefícios, como a maior produção total de energia limpa do mundo. Sendo assim, atualmente, a segunda maior do mundo em potência instalada (14.000 MW) perdendo apenas para a Hidrelétrica das Três Gargantas, na China (22.500 MW).
Ponte Rio-Niterói
A ponte passa sobre a Baía de Guanabara, ligando a cidade do Rio de Janeiro à de Niterói. Com isso é a maior ponte de concreto protendido em todo o hemisfério sul.
Suas obras se iniciaram em 1968 e finalizadas em 1974, quando era a segunda maior ponte do mundo, atrás da Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos.
Em seus mais de 13 km de extensão (sendo 9 km sobre as águas), a Ponte Rio-Niterói recebe um tráfego médio de 150 mil veículos por dia.
Cidade Administrativa de Minas Gerais
O complexo de prédios da Cidade Administrativa é a sede do Governo do Estado de Minas Gerais. Inclusive, seu plano foi elaborado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, tendo suas obras iniciadas em 2003 e finalizadas em 2010.
O complexo possui área total de 805.000m², sendo 265.000 m² de área construída. Seus principais prédios são:
- Palácio Tiradentes: no qual se instalam o Governador, o Vice-Governador e mais três secretarias. Lidera a lista dos maiores prédios de concreto protendido suspensos do mundo, com 147 metros de comprimento e 17 metros de largura;
- Edifício Minas e Edifício Gerais: são prédios idênticos, de 14 andares cada, nos quais está instalada a maior parte das secretarias de Estado. Cada andar possui 7.000 m²;
- Auditório JK: construído para abrigar congressos, ocupa mais de 4 mil m² e possui 490 lugares.
Edifício Millennium Palace
Localizado em Balneário Camboriú (SC), é o maior prédio do Brasil. Sua construção foi proposta em 2008 e iniciada em 2011. Foi concluído em 2014 com 177 metros de altura e 46 andares, tendo uma área total construída de 23.773m².
Porém o prédio deve perder a liderança dos edifícios mais altos do Brasil para empreendimentos vizinhos que estão em fase de planejamento ou construção na mesma orla:
- Infinity Coast Tower, com 240 metros e 66 andares;
- Yachthouse Residence Club, com duas torres de 227 metros e 57 andares cada;
- One Tower, com 280 metros e 77 andares.
Edifício Mirante do Vale
Por outro lado, com 170 metros de altura, o Edifício Mirante do Vale manteve, durante quase meio século, o recorde brasileiro de edifício mais alto. Ele se localiza na cidade de São Paulo, foi projetado por Waldomiro Zarzur e sua construção demorou de 1960 a 1966.
O prédio tem 51 andares e 75.000 m² de área construída. Por isso, cerca de 10 mil funcionários trabalham nele e uma média de 30 mil pessoas circulam nele todos os dias. Embora tenha perdido a liderança nessa década para o Millennium Palace, o Mirante do Vale tem seu nome gravado permanentemente entre as grandes obras da engenharia civil no Brasil!
Conclusão
Então, se gostou do nosso post, compartilhe-o em suas de redes sociais e apresente essas grandes obras da engenharia civil a todos os seus amigos!